Buscar

Mast (RJ) promove fim de semana com atividades de Astronomia


Imagem1.jpg

Programação especial abrange ciclo de palestras, visita orientada, seções no planetário inflável e observação do céu

O Museu de Astronomia e Ciências Afins(Mast) promove neste sábado (4) várias atividades de divulgação e popularização da ciência. Aprogramação será realizada na sede do museu, no Rio de Janeiro, e segue até domingo (5).

Entre as atividades, serão realizadas: ciclo de palestras, visita orientada pelo campus do museu, sessões no planetário inflável e observação do céu com telescópios modernos e uma luneta centenária.

Confira abaixo mais detalhes sobre as atividades:

Palestra "O que os olhos não veem, o tempo resolve"

Julio Ignacio Bueno de Camargo, pesquisador do Observatório Nacional (ON/MCTI), irá falar sobre a recente descoberta um sistema de anéis – a exemplo daqueles de Saturno – ao redor de um pequeno corpo do sistema solar de nome Chariklo. A palestra acontece no sábado, às 16 horas.

Programa Observação do Céu

No mesmo dia, às 17h30, inicia-se o programa de Observação do Céu, com a exibição de um vídeo sobre astronomia e a apresentação da palestra "O Céu do Mês", na qual os visitantes têm a oportunidade de descobrir o que está visível no céu do Rio de Janeiro e saber um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes.

Ao anoitecer, o público tem a oportunidade de observar, através de uma luneta centenária e de telescópios modernos, planetas, a Lua e aglomerados estelares.

Sessões no planetário

No sábado e no domingo, às 15h e 17h, haverá sessões do planetário inflável digital. Em uma cúpula inflável, imagens do céu noturno são projetadas, oferecendo ao espectador a oportunidade de observar o céu sempre limpo.

É possível simular, no equipamento, o movimento aparente do Sol, da Lua e dos planetas, que normalmente são de longa duração e, por isso, de difícil percepção. Cada sessão da atividade tem capacidade máxima para 30 pessoas.

Visita orientada

No domingo, às 16h, os visitantes poderão aproveitar a tarde fazendo uma visita orientada pelo campus do Mast e conhecer o maior conjunto arquitetônico do Brasil na área de astronomia, o Sistema Solar em Escala, as cúpulas de observação celeste e a coleção de instrumentos científicos do museu.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

#cultura