top of page
Buscar

Pesquisa quer conhecer o perfil empreendedor


marino.jpg

Idealizada pelo Movimento 360º, pesquisa pretende identificar o perfil dos empreendedores e conhece-los mais afundo. Além disso, a iniciativa busca entender o ecossistema empreendedor de Campinas e traçar o perfil empreendedor do estudante da Unicamp, além de formar um banco de dados no âmbito do empreendedorismo universitário, fornecendo informações que poderão ser usados como indicadores, métricas, estudos de casos e ações bem-sucedidas.

“A minha motivação é a paixão que tenho pelo empreendedorismo e por educação empreendedora, e ver que os estudantes da Unicamp, embora tenham um potencial empreendedor muito grande, não cogitam abrir o seu próprio negócio como opção de carreira”, afirma Felipe Marino da Costa, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), na área de empreendedorismo da Agência de Inovação Inova Unicamp, e responsável pelo estudo. A pesquisa é parte do trabalho realizado pelo Programa Embaixadores 360º, idealizado pela rede de empreendedorismo em universidades iberoamericanas, RedEmprendia, da qual a Unicamp faz parte.

Ele revela que os resultados obtidos com a pesquisa serão aplicados no evento intitulado Software Experience, que foi idealizado pela Inova e acontecerá em meados de maio, com o intuito de auxiliar no licenciamento de programas de computador e softwares desenvolvidos na Unicamp. "O meu trabalho acaba consistindo em 3 partes: pesquisa, divulgação e projeto. A pesquisa já está sendo realizada para traçar o perfil empreendedor do aluno na Unicamp, a divulgação acontece simultaneamente através da página Movimento 360º no facebook, onde informamos os alunos sobre oportunidades empreendedoras do seu ecossistema local, e o projeto, eu estarei realizando, em conjunto com a Inova e a RedEmprendia, a Software Experience”, comenta Marino.

Marino conta ainda que um dos impactos esperados para sua pesquisa é justamente o de auxiliar no fomento ao empreendedorismo dentro da própria universidade. “A criação de novos negócios gera mais empregos e promove um crescimento econômico no país, e os estudantes da Unicamp tem a capacidade, com o alto padrão da universidade, e a infraestrutura que a própria Inova oferece, para fazer a diferença no país e no mundo. O meu projeto PIBITI é justamente estudar a melhor forma para dar o primeiro empurrãozinho nessa direção”, complementa. Para participar da pesquisa, acesse o formulário disponível aqui.

Mais informações sobre o PIBITI, que está com chamada aberta para projetos, podem ser encontradas aqui.

Assista à reportagem da RTV Unicamp sobre o PIBITI:

Fonte: unicamp - Texto e foto: Carolina Octaviano

bottom of page