Buscar

Suécia usa foguete brasileiro em experimento científico


Lançado do Esrange Space Center na Suécia, o foguete atingiu o apogeu de 265 quilômetros, e obteve seis minutos em microgravidade

Transportado pelo foguete brasileiro VSB-30 V20, o experimento francês Cryofenix foi testado com sucesso em ambiente de microgravidade no domingo (22). O foguete, lançado do Esrange Space Center na Suécia, atingiu o apogeu de 265 quilômetros, e obteve seis minutos em microgravidade.

Segundo informações da Swedish Space Corporation (SSC), que executou a operação, o experimento Cryofenix envolve estudos de comportamento de líquidos criogênicos como parte de um programa de tecnologia em propulsão para lançadores da Agência Espacial Francesa (Cnes).

Tais estudos devem orientar o desenvolvimento do sistema de propulsão do foguete Ariane 6. O Cryofenix completou a validação de várias simulações do comportamento de fluidos na fase balística, que há dez anos têm sido desenvolvidas pela Air Liquide Advanced Technologies (Alat), uma empresa francesa, e pela CNES, no âmbito deste programa de pesquisa tecnológica.

A operação no fim de semana marcou o décimo quinto lançamento do VSB-30, realizados no Brasil ou na Europa. O foguete de sondagem foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Além dessa instituição, também estiveram envolvidas indiretamente na operação a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Foto Operação marcou o décimo quinto lançamento do VSB-30 realizados no Brasil ou na Europa - Divulgação/AEB:

Fonte: Agência Espacial Brasileira

#cienciaetecnologia