Buscar

Dilma participa da posse de Evo Morales nesta quinta (22)


Presidenta viaja acompanhada do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Esta é sua primeira viagem internacional após ser reeleita.

A presidenta Dilma Rousseff viajou nesta manhã para Paz, na Bolívia, onde participar da cerimônia de posse do presidente reeleito Evo Morales, nesta quinta-feira (22).

Em sua primeira viagem internacional após sua reeleição, Dilma estará acompanhada do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e volta ao Brasil ainda esta noite, segundo sua agenda oficial.

Os eventos de recondução do presidente boliviano, que assume o terceiro mandato consecutivo, começaram quarta-feira (21) com um ritual ancestral indígena em um sítio arqueológico chamado Tiwanaku.

A cerimônia de posse desta quinta está programada para começar às 9h35, horário local (duas a menos do que em Brasília), na Assembleia Legislativa Plurinacional.

Para o assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, a relação diplomática entre os dois países é importante para o Brasil, que participou ativamente do processo de redemocratização do país andino.

“A relação diplomática entre Brasil e Bolívia hoje é muito boa e de longa data. Nós tivemos uma presença muito forte em momentos de crise na Bolívia, fomos um fator de moderação e de resolução pacífica de conflitos que, em determinados momentos, poderiam ter gerado uma guerra civil no país", afirmou.

Marco Aurélio destacou que a Bolívia é um dos poucos países que possuem superávit comercial com o Brasil, em função da grande quantidade de gás boliviano importado.

O assessor disse ainda que, com os dois presidentes reeleitos e em início de governo, há uma disposição ainda maior para novas frentes de cooperação entre os dois países.

Foto: Jorge Mamani/ ABI

Fonte: Portal Brasil

#politica