Buscar

Brasil disputa a Copa do Mundo por Equipes em Dubai


A partir desta quinta-feira (8), a Seleção Brasileira masculina de tênis de mesa disputa a Copa do Mundo por Equipes, em Dubai, no Emirados Árabes.

O objetivo do time é claro: medir a sua evolução ao longo do último ano e projetar os próximos passos para 2015 e, principalmente, 2016.

“Não temos uma meta precisa em termos de resultado, mas estou esperando muito do nosso jeito de agir e da qualidade de jogo que podemos propor. No fim, o mais importante será avaliar a nossa evolução”, explica o técnico Jean-René Mounie.

O Brasil estará representado em Dubai por Gustavo Tsuboi (40º colocado do ranking mundial), Hugo Calderano (56º), Cazuo Matsumoto (76º) e Thiago Monteiro (134º). A equipe poderá ter pela frente grandes adversários, como China, Japão, Coreia do Sul e Alemanha, mesmo que alguns países estejam desfalcados.

“A Alemanha não vai com os melhores, como já tem feito. A Coreia precisa dar mais experiência aos mais jovens e esta é uma oportunidade”, avalia Mounie, que destaca o fato de a China levar força máxima à competição.

“Durante o Mundial por Equipes, em maio passado, a China caiu no nosso grupo. Já temos essa referência, mas é sempre muito interessante jogar contra os melhores do mundo”, complementa o técnico.

Para Hugo Calderano, a equipe brasileira tem boas possibilidades de conseguir um resultado positivo em Dubai. “Algumas equipes não estarão com os melhores jogadores, mas a China vai com força máxima. Queremos aproveitar isso para ganhar dos melhores. Temos muitas chances de fazer uma campanha muito boa”, avalia.

O mesatenista, de 18 anos, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, disputará sua primeira competição após passar alguns dias no Brasil durante as festas de fim de ano.

“O Calderano precisou descansar. Temos de lembrar que ele não parava havia muito tempo. No ano passado, ele encarou grandes objetivos e viajou para muitos lugares. Certamente, ele voltará ainda melhor após essa pausa”, afirma Mounie.

Além do Brasil, outras 11 equipes disputam o torneio masculino da Copa do Mundo por Equipes: Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, China, Coreia do Sul, Egito, Japão, Portugal, Taiwan e Emirados Árabes. Os times serão divididos em quatro grupos, sendo que os dois primeiros de cada chave avançam às quartas de final.

Foto: Número 40 do ranking mundial, Gustavo Tsuboi é o atleta mais bem ranqueado do país na lista que mede o desempenho dos tenistas - ITTF/Divulgação

Fonte: Portal Brasil, com informações do Brasil 2016 / Rede Mundo

#esporte