Buscar

Enem 2014: Candidatos podem recuperar senha de acesso online


Os inscritos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, que tiverem esquecido a senha necessária para acessar o cartão de confirmação, podem recuperar o número no site do Enem. Desde a última segunda-feira (27), candidatos podem acessar o cartão pela internet e conferir dados como data, horário e local de provas.

Para recuperar a senha cadastrada no momento da inscrição é preciso clicar no item 'Acompanhe sua Inscrição', localizado no canto inferior direito do site do Enem e, na página seguinte, escolher novamente a opção 'Acompanhe sua Inscrição'.

Em seguida, o candidato deve clicar no link 'Esqueci Minha Senha' e digitar o número do CPF, a data de nascimento, o texto da imagem que aparece logo abaixo e clicar em 'Pesquisar'.

O estudante deverá indicar se quer receber a senha por e-mail ou por mensagem de celular, no número cadastrado durante a inscrição. Uma confirmação de envio da nova senha aparecerá na tela. Para facilitar, o site do Enem abre um passo a passo, com imagens demonstrando como recuperar a senha.

Acesso

Além da senha, é preciso digitar também o número do CPF para acessar o cartão de confirmação. A partir de hoje, os cartões começam a chegar também pelo correio, no endereço informado na inscrição, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

O documento de confirmação traz dados pessoais do participante e informações como nome, CPF, número de inscrição no Enem, data, hora e local das provas, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

Não é obrigatório levar o cartão no dia da prova. No entanto, é indispensável apresentar um documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou de motorista.

Quem não receber o cartão, não conseguir imprimir pela internet ou constatar erro no documento, deve entrar em contato pelo telefone 0800616161.

Edição 2014

O Enem de 2014 será realizado em 1.699 cidades, nos dias 8 e 9 de novembro. Nos dois dias de prova, os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília.

Nesta edição, o número de inscritos no exame cresceu 21,6% em relação ao ano passado, chegando a 8.721.946 participantes.

No primeiro dia, os participantes terão quatro horas e 30 minutos para fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, cada uma com 45 questões.

No segundo dia, serão cinco horas e 30 minutos para responder as 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e as 45 de matemática e suas tecnologias, além de fazer a prova de redação.

Saiba mais

A nota do Enem pode ser usada para participar de vários programas, entre eles o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; o ProUni, programa de acesso a universidades privadas, que disponibiliza bolsas em instituições particulares; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para concorrer a bolsas de intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras. Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do exame.

Foto: Divulgação/EBC - Provas serão aplicadas entre os dias 8 e 9 de novembro

Fontes: Portal Brasil, com informações da Empresa Brasil de Comunicação e MEC / Rede Mundo

#educação