top of page
Buscar

Brasil domina etapa chinesa da Copa do Mundo de maratonas aquáticas


Ana Marcela Cunha

As maratonas aquáticas do Brasil deram um show de competência na penúltima etapa da Copa do Mundo da modalidade, promovida pela Federação Internacional de Natação (Fina). Na cidade chinesa de Chun’na, os brasileiros Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha conquistaram a medalha de ouro e a Poliana Okimoto ficou com a prata na prova de 10 km. Os medalhistas são contemplados pelo programa Bolsa Pódio, do Ministério do Esporte.

A prova masculina foi a primeira a ser disputada. Allan do Carmo completou o percurso em 1h52m59s57 usando a estratégia de se manter sempre no primeiro pelotão, mas não na dianteira. No último quilômetro da prova assumiu a liderança e venceu o alemão Thomas Lurz (1h53m00s21), medalhista olímpico e mundial. Diogo Villarinho disputou na batida de mão com Lurz e ficou em terceiro (1h53m01s77). Samuel de Bona terminou na 10ª posição (1h53m09s10).

Na disputa feminina, Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto fizeram a tradicional disputa de qualidade e quem saiu ganhando foi a equipe brasileira. As duas reeditaram a dobradinha de ouro e prata da prova do Mundial dos Esportes Aquáticos de Barcelona 2013, mas desta vez Ana ficou no degrau de ouro (2h06m13s03) e Poliana no de prata (2h06m14s35).

Ana Marcela e Allan estão pertos do título da Copa do Mundo 2014. Liderando o ranking da competição, os brasileiros só precisam participar da última etapa, que será realizada no próximo sábado (18.10) em Hong Kong, para garantir o título.

Entre os homens, Diogo Villarinho é o quarto colocado e Samuel, o sexto. Poliana, embora tenha ficado de fora de algumas etapas por conta de uma lesão na coluna, acumulou pontuação suficiente para continuar muito bem na lista da Copa e está na segunda posição.

O Brasil participa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas com recursos dos Correios – Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal – Ministério do Esporte, Speedo, Sadia e Universidade Estácio de Sá.

Fonte: CBDA - Ascom - Ministério do Esporte / Rede Mundo

bottom of page