Técnicos são capacitados em tecnologias agroflorestais
- Equipe Rede Mundo
- 13 de set. de 2014
- 2 min de leitura

Começa nesta segunda-feira (15), na sede da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (PA), mais uma edição do Curso Internacional de Capacitação em Sistemas de Tecnologia Agroflorestal. O curso, promovido pela Embrapa e Agência Internacional do Japão (Jica), acontece pela nona vez no Pará e reúne técnicos florestais e produtores de cinco países da Pan-Amazônia: Colômbia, Equador, Brasil e Peru.
Durante 18 dias, os participantes terão aulas teóricas em Belém e Castanhal, e práticas em áreas de produtores nos municípios de Santa Bárbara, Igarapé-Açu, São Domingos do Capim e Tomé-Açu, onde conhecerão experiências com Sistemas Agroflorestais, os SAFs, alternativas estratégicas de uso sustentável da terra em propriedades rurais na Pan-Amazônia.
O modelo de cultivo conhecido como SAFs representa, basicamente, a junção de espécies florestais e de culturas agrícolas em um mesmo sistema de cultivo. Além de promoverem a conservação ambiental, tornam possível melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais, com segurança alimentar e geração de trabalho e renda o ano todo.
A abertura oficial do Curso Internacional de Capacitação em Sistemas de Tecnologia Agroflorestal será às 8h30, desta segunda (15), na sede da Embrapa em Belém.
A Embrapa Amazônia Oriental é uma das 47 unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, P ecuária e Abastecimento (MAPA). O centro de pesquisa foi criado em 23 de janeiro de 1975 no município de Belém-Pará, herdando a estrutura do antigo IAN (Instituto Agronômico do Norte), fundado em 4 de maio de 1939.
Atualmente conta com 536 empregados, sendo 230 assistentes, 102 técnicos, 93 analistas e 110 pesquisadores distribuídos na sede da unidade (Belém-PA) e nos Núcleos de Apoio a Pesquisa e Transferência de Tecnologias espalhados em todas as regiões do estado do Pará.
Foto: Divulgação/Embrapa - Serão vistas alternativas estratégicas de uso sustentável da terra
Fonte: Portal Brasil, com informações da Embrapa / Rede Mundo




Comentários