top of page
Buscar

Sisutec: Primeiro dia de inscrições registra mais de 45,9 mil candidatos Educação profissional


Imagem1234.png

Candidatos podem escolher até duas opções de cursos técnicos. Inscrições on-line seguem até sexta-feira (25)

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) registrou, até as 16h desta segunda-feira (21), primeiro dia da seleção, 45.967 inscritos. As inscrições gratuitas seguem até sexta-feira (25) e devem ser feitas pela internet no site do sistema. Nesta segunda edição do Sisutec em 2014, a oferta é de 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em instituições públicas e particulares e nos serviços nacionais de aprendizagem distribuídos em 466 municípios das 27 unidades da Federação. No momento da inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso. As vagas serão preenchidas prioritariamente por pessoas que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou em instituições particulares, na condição de bolsistas integrais. Além disso, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido nota acima de zero na redação. Por meio do Sisutec, sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), instituições públicas e particulares de educação superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente.

Vagas ofertadas

Os candidatos a vagas no ensino técnico podem consultar on-line, no sistema de busca disponibilizado na página do Sisutec, a relação dos cursos disponíveis em cada cidade.

As áreas com maior oferta de vagas são ambiente e saúde, com 32,17% do total. Em seguida, aparecem comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10%) e controle e processos industriais (11,67%). Os cursos que têm maior número de vagas são técnico em logística (40.712), técnico em segurança do trabalho (29.397) e técnico em enfermagem (25.557).

Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas integrais.

Nas instituições federais, será seguida a Lei de Cotas pela qual 50% das vagas destinadas às escolas públicas têm de ser preenchidas por candidatos com renda per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo e negros e indígenas têm reserva de vaga.

Cronograma

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 de julho. A matrícula dos alunos selecionados deve ser realizada do dia 30 de julho até 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 de agosto e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8.

As vagas remanescentes serão disponibilizadas on-line para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Enem. O preenchimento será por ordem de inscrição, no período de 11 a 20 de agosto. O candidato terá dois dias para fazer a matrícula na instituição, senão perde a vaga.

Fontes: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação, - Agência Brasil / Rede Mundo

bottom of page