top of page
Buscar

Chuva de meteoros será visível na madrugada desta sexta-feira no Rio de Janeiro


Composição de aproximadamente 50 imagens contendo 26 meteoros, na Austrália, realizada pelo observador Colin Legg em 2013. Crédito: Observatório Nacional

Uma chuva de meteoros que atinge a Terra estará visível até 28 de maio, mas na madrugada desta sexta-feira (6), depois de alcançar a máxima intensidade, poderá ser vista do Rio de Janeiro entre 1h e 5h. Segundo o Observatório Nacional (ON/MCTI), as chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem praticamente todos os meses, sendo que algumas têm mais intensidade e ampla visibilidade.

"Elas ocorrem quando a Terra cruza a órbita de algum cometa, o que faz com que pequenos fragmentos que o cometa deixa ao longo da sua órbita penetrem a atmosfera num curto intervalo de tempo e em trajetórias quase paralelas", explica o pesquisador do ON Fernando Roig.

A chuva que atinge a Terra em maio foi batizada de Eta Aquáridas por causa da região do céu onde se encontra a estrela Eta Aquarii, entre as constelações de Aquário,

Peixes e Pégaso.

Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de "estrela cadente".

Fonte: ON

bottom of page