top of page
Buscar

Palestra on-line da USP discute mistérios da origem e composição do Universo


Do que somos feitos? Palestra discute como o LHC pode ajudar a desvendar esse mistério – Foto: CERN

Do que somos feitos? Qual a nossa origem e como será o futuro? Essas questões não precisam mais ser digitadas na ferramenta de busca do seu navegador. No próximo sábado, 4 de julho, o Instituto de Física promove mais uma edição do programa Física para Todos, que convida todos os interessados a participarem de palestras sobre temas científicos. O evento acontece às 10h30 pelo aplicativo zoom. Também é possível acessar a sala virtual na página do projeto ou no Facebook.


Alexandre Suaide, professor do Instituto de Física da USP – Foto: Divulgação/ IF-USP

Nesta palestra, o professor Alexandre Suaide discutirá por que o LHC – maior e mais poderoso acelerador de partículas já construído – pode ajudar a desvendar esses mistérios fundamentais, que acompanham a humanidade desde seus primórdios. Ele lembra que não só a filosofia e a biologia se dedicam a esta questão. A explicação para compreender a origem do Universo pode estar repleta de nomes como “partículas”, “matéria” e “modelo padrão”.


“A física aborda esses assuntos procurando entender como a matéria que compõe o Universo foi formada e como este Universo evoluiu desde sua origem. Procura entender também como esta matéria é constituída na sua forma mais elementar e as relações de interação entre os diversos elementos que a constituem.”


Estrutura mais básica

Para entender do que somos feitos, podemos começar procurando pelos ingredientes básicos do Universo. O LHC (sigla em inglês para Grande Colisor de Hádrons) construído a 150 metros abaixo do solo de Genebra, na Suíça, foi criado para simular condições de temperatura e densidade similares àquelas presentes alguns microssegundos após o Big-Bang. Para isso, ele pode fazer colidirem desde prótons até núcleos de chumbo com 99,9999991% da velocidade da luz. 


Física para Todos

Do que somos feitos e o LHC Data: 4 de julho de 2020 (sábado) Hora: às 10h30 Link: sala virtual estará disponível no dia do evento a partir das 9h30 Acesse no link: https://zoom.us/j/95169231576

.

Fonte: Jornal da USP - com informações do Instituto de Física da USP

Komentarze


bottom of page