Em Manaus, um grupo de estudantes do curso técnico de Mecânica da Fucapi desenvolveram uma casa autossustentável que se utiliza de duas fontes renováveis abundante: o sol e a chuva. Ambos, trabalham de maneira conjunta para fornecer energia mecânica e elétrica. Outra vantagem do sistema é a redução de 70% a 100% dos custos com energia elétrica e água, além de um ambiente residencial agradável sem agredir o ecossistema.
O coordenador do projeto e professor, Moisés Levy, informou que conforme as chuvas ocorrem, a casa usa um sistema de capitação onde a mesma é filtrada e em seguida bombeada através da tecnologia solar, a queda d’água que converterá essa energia potencial da água em energia mecânica, onde um gerador acoplado ao rotor faz a conversão desta energia mecânica em energia elétrica. “A população do Estado do Amazonas e de qualquer lugar do mundo que deseja economizar com a água e a energia elétrica”, afirmou.
Ao todo, participaram 18 alunos do projeto que durou dois meses para ser desenvolvido. O tamanho do protótipo foi de 6 m por 1,20 m e está sendo apresentado na 15ª Feira Tecnológica, até a noite desta sexta-feira 08 e 09/11, no campus educacional da Fucapi. Para investir nesse sistema, depende do tamanho do projeto, no entanto pode sair por uma média de R$ 15 mil. “A principal vantagem do sistema desta casa autossustentável é a economia e uso racional de água e energia elétrica, além de poupar água e petróleo, que são componentes não renováveis.
Sobre a Feira Tecnológica Com o tema ‘Tecnologias para redução das desigualdades’, a 15ª Feira Tecnológica foi realizada pela Fucapi na sexta-feira (09/11), com entrada gratuita e aberta a toda a sociedade. Neste ano, os alunos do ensino médio e técnico trazem diversos projetos voltados para inovação e tecnologias que facilitem a vida das pessoas, com foco na qualidade de vida.
Fonte: Fucapi