Buscar

Resistência internacional por Lula Livre mantém mobilizações


Desde que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu a ordem da justiça, tornando-se um preso político na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, atos de apoio vem ocorrendo por todo o mundo contra essa arbitrariedade, exigindo a liberdade de Lula e o restabelecimento da democracia no Brasil.

Já no dia 8 de abril, a Praça da República, em Paris, foi palco de uma manifestação contra a prisão do ex-presidente. O local tradicionalmente abriga os protestos da esquerda francesa e recebeu cerca de 200 manifestantes defensores do petista, conforme os organizadores do ato.

Logo na primeira semana em que Lula esteve privado de liberdade, também ocorreram atos nas cidades de Londres, Amsterdã, Lisboa, Barcelona, Madrid, Roma e Cidade do México. Em Ottawa, no Canadá, mais um ato foi organizado no dia 14. No dia 16 ocorreu manifestação na universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e Barcelona teve um novo ato nesta terça (19). No sábado (21) uma mobilização foi organizada em Bolonha, na Itália, durante a tarde, e de noite ocorreu um ato musical por Lula Livre em Estocolmo, na Suécia.

Nessa segunda (23), em Londres, Inglaterra, o sindicato Trades Union Congress (TUC) tentou entregar uma carta ao embaixador do Brasil no país, mas não foi recebido. O documento foi deixado na porta do prédio. No domingo militantes levaram cartazes exigindo a liberdade de Lula para a Maratona de Londres.

Londres

Ato em frente a embaixada mobilizou os sindicatos ingleses TUC, Unite e Unison.

Foto: Divulgação - Ato em frente a embaixada brasileira em Londres

Lideranças da TUC afirmaram que “a prisão de Lula é um ataque vergonhoso à liberdade e ao progresso, e terá um efeito sério sobre como o Brasil é visto no Reino Unido e no mundo. Lula deve ser libertado imediatamente e autorizado a contestar as próximas eleições para restaurar a confiança no respeito do Brasil por justiça e democracia. Estamos orgulhosos por termos nos juntado aos sindicatos em todo o mundo neste dia internacional de ação, em estar com os trabalhadores brasileiros e exigindo liberdade para Lula ”.

Manifestação durante a Maratona de Londres: Divulgação

Estocolmo
Reprodução Facebook
Reprodução Facebook
Bolonha
Reprodução Facebook Ato em Bolonha, Itália
Agenda

A mobilização internacional por Lula Livre segue com programação em vários países:

23/4/18:

Paris: Libérez Lula!

Washington: Demonstration: Free Lula!

Londres: Freedom for Lula – UK

Bruxelas: Mobilisation Lula Libre – 11h, em frente à embaixada do Brasil – Av. Louise 350

1/5/18:

Colônia: Passeata do 1. de Maio – Lula Livre! Marielle Presente! Contra o Golpe!

Fonte: Agência PT

#LulaLivre