top of page
Buscar

Dia de Conscientização do Autismo é lembrado na Aleam


O dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado sempre no dia 2 de abril, foi lembrado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na manhã desta segunda-feira (3), com a realização de uma Sessão Especial no Plenário Ruy Araújo, de iniciativa do deputado Luiz Castro (Rede) em homenagem à data.

O deputado, que também preside a Comissão Especial de Políticas de Acessibilidade (Cepa), falou que trabalha pela inclusão de pessoas que tem as diferenças comportamentais, como os autistas. Para Luiz Castro, o evento de hoje teve como objetivo homenagear as instituições e as pessoas que atuam em favor dessa causa; e ao mesmo tempo chamar mais atenção para o tema.

“Precisamos combater o preconceito e ampliar o apoio às instituições que oferecem as terapias aos autistas”, declarou Castro, explicando que quanto antes é feito o diagnóstico clínico, mais cedo são iniciados o tratamento e as terapias, evitando sofrimento para o paciente e seus familiares. Outro ponto destacado pelo parlamentar foi a dificuldade de diagnóstico no interior do Estado, visto que são registrados poucos casos de autismos no interior.

“Certamente há muitos jovens e crianças autistas, que não tiveram nenhum tipo de acompanhamento médico e que precisam de apoio também”, declarou.

O presidente do Instituto Autismo no Amazonas (IAM), Adauto Paz Machado, também reforçou a necessidade de diagnóstico precoce, informando que essa identificação pode acontecer a partir de 18 meses de idade. “O tempo não perdoa e se tem uma coisa que essas crianças precisam, é de tempo”, declarou.

Adauto afirmou que o Amazonas está evoluindo “lentamente” no diagnóstico e tratamento do autismo, mas tem certeza que com um olhar mais carinhoso que está sendo lançado pelo poder público, será possível alcançar os objetivos traçados pelas instituições que apoiam a causa.

Durante a Sessão foram entregues placas de homenagem e agradecimento à pessoas que se dedicam ao trabalho de inclusão da pessoa com autismo na sociedade. Os homenageados foram a professora Maria Reny Formiga, da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo; a gestora da Escola Estadual Manoel Marçal de Araújo, professora Ainda Greice da Silva; o presidente do IAM, Adauto Machado; Joaquim Melo dos Santos, Lílian Maria da Costa Rocha, Luiz Marcelo Lopes da Costa, Sônia Maria Rodrigues de Souza, Delma Maria de Albuquerque, ativistas dos direitos da pessoa com autismo.

Estiveram presentes o deputado Sinésio Campos (PT), que presidiu a Sessão Especial; a secretária executiva da Secretaria da Pessoa com Deficiência (Seped), Vera Edwards; o titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Elias Emanuel; o representante da Defensoria Pública do Amazonas, defensor Roger Moreira de Queiroz; a representante da Secretaria de Educação (Seduc), Lenize Gomes Santos; Vera Queiroz, representante da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania; delegada Juliana Tuma, da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e Adolescente; Mirtil Fernandes, titular da Promotoria de Justiça da Pessoa com Deficiência; Isaac Benayon, presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa); Dra. Helena Amaral dos Santos, representante da Sociedade Amazonense de Pediatria; bem como familiares e portadores de autismo.

bottom of page