Sinésio Campos anuncia licitação para construção de porto em Itacoatiara

9-Mar-2020

 

O deputado Sinésio Campos (PT) anunciou, nesta segunda-feira (9), que os projetos para a construção do Porto da Estrada do Itaubal, no rio Arari, e a perfuração de um poço artesiano para abastecimento de água na Comunidade, localizada no município de Itacoatiara (176 km), já estão em processo de licitação. Um já teve os envelopes abertos, no dia 3 de março, e o segundo acontecerá nesta terça-feira (10). Logo após que a decisão sobre a empresa habilitada, será firmado contrato e expedida a ordem para início dos serviços.

 

O informe foi feito, nesta segunda-feira, durante visita do deputado á comunidade do Itaubal exclusivamente para a apresentação, à comunidade, dos documentos do processo licitatório e os projetos para realização das obras. “Vamos fazer a entrega de documentação e dos projetos e anunciar que já foram expedidas as cartas convite do processo licitatório as empresas que vão concorrer para a construção da obra”, explicou o parlamentar.

 

A informação havia sido adiantada ao parlamentar pelo Secretário adjunto do Departamento de Engenharia da Secretaria de estado de Infraestrutura (Sinfra), Gustavo Bruguenara da Silveira, na sexta-feira (6).

 

Além do porto e do poço, Sinésio Campos também anunciou que os projetos contemplam ainda a construção de sistema de abastecimento de água na comunidade, um galpão para proteção dos produtos agrícolas e de um recinto, com assentos, para as pessoas que aguardam o embarque. “Os produtos levados ao porto ficam ao relento, expostos a sol e chuva, pela falta de local para proteção. O galpão e o abrigo serão construídos ao lado do porto”, disse o deputado.


Sinésio Campos foi autor da emenda parlamentar impositiva, apresentada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2020, que trata do planejamento de execução da construção do porto. Emenda da ordem de R$ 500 mil, que serão somados ao valor total dos recursos necessários à construção dos projetos.

 

A propositura decorreu de atendimento à solicitação da vereadora Cheila Moreira (PT), do município de Itacoatiara, que há muito reivindicava das autoridades providências para a construção de um porto adequado ao atendimento de centenas de pessoas que utilizam esse serviço diariamente e a perfuração do poço. “As atuais condições do porto são precárias e preocupantes, sem o mínimo de segurança e conforto. Diante disso apresentamos a proposição, ao PLOA, que vai beneficiar milhares de pessoas com a implantação desse projeto”, comemorou Sinésio.

 

O porto também é a porta de escoamento para os produtos agrícolas da região. “Estaremos acompanhando o resultado dessa demanda para que, o quanto antes, a estrada possa estar em perfeita condições de tráfego, assim como o Porto, que irá beneficiar o trajeto dos agricultores que sofrem com a péssima estrutura que se encontra. O Arari é responsável por boa aparte do abastecimento de Itacoatiara e depois e décadas, de espera e promessas, o projeto será consolidado graças a nossa emenda parlamentar e a união dos poderes. São mais de 10 mil pessoas beneficiadas”, destacou.

 

O presidente da comunidade Vila do Batista, Paulo Souza, também comemorou o anuncio da construção. Ele destacou que a manutenção da estrada e a construção do porto irão beneficiar o escoamento da produção dos agricultores. “A união do Poder Legislativo e do Executivo, em prol da nossa região, vai possibilitara melhoria da qualidade de vida dos comunitários e o desenvolvimento econômico”, antevê.

 

Fonte: ALEAM - por  Assessoria do Deputado

Please reload

Posts Relacionados
Leia também...
Please reload

© 2020 por Rede Mundo

  • Twitter App Icon
  • Facebook App Icon
  • Google+ App Icon