Estudantes amazonenses desenvolvem casa autossustentável

10-Nov-2018

Em Manaus, um grupo de estudantes do curso técnico de Mecânica da Fucapi desenvolveram uma casa autossustentável que se utiliza de duas fontes renováveis abundante: o sol e a chuva. Ambos, trabalham de maneira conjunta para fornecer energia mecânica e elétrica. Outra vantagem do sistema é a redução de 70% a 100% dos custos com energia elétrica e água, além de um ambiente residencial agradável sem agredir o ecossistema. 
 

O coordenador do projeto e professor, Moisés Levy, informou que conforme as chuvas ocorrem, a casa usa um sistema de capitação onde a mesma é filtrada e em seguida bombeada através da tecnologia solar, a queda d’água que converterá essa energia potencial da água em energia mecânica, onde um gerador acoplado ao rotor faz a conversão desta energia mecânica em energia elétrica. “A população do Estado do Amazonas e de qualquer lugar do mundo que deseja economizar com a água e a energia elétrica”, afirmou. 


Ao todo, participaram 18 alunos do projeto que durou dois meses para ser desenvolvido. O tamanho do protótipo foi de 6 m por 1,20 m e está sendo apresentado na 15ª Feira Tecnológica, até a noite desta sexta-feira 08 e 09/11, no campus educacional da Fucapi. 
Para investir nesse sistema, depende do tamanho do projeto, no entanto pode sair por uma média de R$ 15 mil. “A principal vantagem do sistema desta casa autossustentável é a economia e uso racional de água e energia elétrica, além de poupar água e petróleo, que são componentes não renováveis. 

 

Sobre a Feira Tecnológica 
Com o tema ‘Tecnologias para redução das desigualdades’, a 15ª Feira Tecnológica foi realizada pela Fucapi na sexta-feira (09/11), com entrada gratuita e aberta a toda a sociedade. Neste ano, os alunos do ensino médio e técnico trazem diversos projetos voltados para inovação e tecnologias que facilitem a vida das pessoas, com foco na qualidade de vida. 

 

Fonte: Fucapi

Please reload

Leia também...
Please reload

Posts Relacionados

© 2020 por Rede Mundo

  • Twitter App Icon
  • Facebook App Icon
  • Google+ App Icon