Legislativo lança livro comemorativo aos 400 anos de Belém

27-Sep-2017

O Legislativo do Estado do Pará lança nesta próxima quarta (27/10), a partir das 18h30, no Palácio Lauro Sodré, sede do Museu do Estado do Pará, antigo Palácio dos Governadores, o livro “O

Parlamento Paraense na Construção da Cidade de Belém”.

 

A edição contém pesquisas feita pela Comissão do Acervo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, demonstrando - através de leis publicadas, projetos de lei apresentados, documentos, pareceres e relatórios sobre a participação dos deputados estaduais, ao longo da existência do Poder Legislativo do Pará - a construção da legalidade constitucional da cidade de Belém.

 

O livro tem a apresentação do presidente Márcio Miranda e traz o depoimento dos 41 deputados estaduais da atual legislatura e ainda, o da deputada Ana Cunha, licenciada para exercer o cargo de Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda - SEASTER.

Os parlamentares descrevem - nos seis capítulos da edição - suas emoções e sentimentos sobre monumentos, igrejas, representações culturais ou religiosas instaladas em Belém ou que interferiram ou contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

 

“Se a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré é o orgulho de milhares de fiéis católicos, o Theatro da Paz é, unanimemente, o xodó do povo”, expressou o deputado Márcio Miranda. Para o deputado Iran Lima, líder da maior bancada de oposição, o Ver-o-Peso representa o aroma do povo. “O passear por suas barracas é sentir o cheiro marcante das frutas e ervas de nossa região”, interpretou o parlamentar.

 

“Falar da Estrada de Ferro Belém-Bragança é abrir um sentimento de saudade no coração do povo da cidade. Em uma época em que as águas eram a única forma de se chegar a Belém", expressou o deputado Carlos Bordalo (PT). “A leitura e a escrita são práticas sociais de suma importância para o desenvolvimento da cognição humana", destaca o líder do governo, deputado Eliel Faustino, ressaltando o papel da Biblioteca Arthur Vianna, em seus 145 anos na formação, desenvolvimento do intelecto, imaginação, e aquisição de conhecimentos de jovens, populares e pesquisadores.

Este novo livro é o terceiro editado na gestão atual. Neste período, o acervo já produziu e editou, “A história dos 190 anos do Poder Legislativo Estadual e “Gerson Peres, um político notável”, sobre sua trajetória como deputado estadual e na presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

 

O livro - que vai ser lançado em comemoração aos 400 anos de Belém, completado este ano - traz, por exemplo, documentos raros e até inéditos como, por exemplo, a Resolução nº 174/1850, “que autoriza o Governo da Província a aterrar e nivelar todo o largo do Palácio do Governo, para a construção de esgotos, revestir os passeios com calçadas, colocando-se assentos e fazendo-se nele plantações de arvoredos e o que fosse necessário e útil ao público”. O largo do Palácio era constituído na época pela área que hoje abrangem a atual Praça Dom Pedro II, a Praça do Relógio, e a Avenida Portugal.

 

Naquela época, na Doca do Ver-o-Peso desaguava o “Igarapé do ‘Piri” que nascia e corria onde hoje fica a travessa 16 de novembro. Este igarapé foi aterrado, canalizado e nivelado e nele foi plantado palmeiras imperiais onde, mais tarde, foi erguida uma praça que recebeu o nome de Praça Dom Pedro II, em homenagem ao último imperador do Brasil. Antes, porém, recebeu as seguintes denominações: Largo do Palácio, Largo da Constituição, a partir de 1821, e Largo da Independência, por ter servido de palco ao movimento nacionalista que no dia 11 de agosto de 1823, fez o Pará aderir à Independência do Brasil.

 

Para a solenidade estão sendo convidados os chefes dos Poderes Executivo e Judiciário do Estado do Pará e de Belém, os secretários de Estado, e todos os parlamentares do Congresso Nacional - senadores e deputados federais; os deputados estaduais e os vereadores da capital. Os titulares dos Tribunais de Contas dos Municípios e do Estado, e ainda os do Ministério Público do Estado também estão recebendo convites para participar do evento.

 

Fonte: Alepa - por Carlos Boução

Please reload

Leia também...
Please reload

Posts Relacionados

© 2020 por Rede Mundo

  • Twitter App Icon
  • Facebook App Icon
  • Google+ App Icon