Deputado Daniel Zen diz que escolas em tempo integral são revolução no campo educacional

13-May-2017

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen (PT) destacou na sessão desta quarta-feira (10) a visita realizada pela Comissão de Educação à Escola Jovem Boa União, que atua em tempo integral, formando um conjunto de sete escolas que aderiram à modalidade no Estado. Ele citou que esse novo formato é revolucionário do ponto de vista educacional e social.

 

“Fizemos ontem uma visita a uma das sete unidades escolares que atuam em tempo integral desde o mês de abril deste ano. O secretário Marco Brandão já havia feito uma apresentação de como seria essa nova modalidade curricular, mas ontem decidimos por bem não só tomar conhecimento dos relatórios trazidos pelo secretário e sua equipe, mas também ver com nossos olhos esse ambiente. Vimos um ambiente bastante modificado, foram feitas adaptações nas salas de aulas e alguns equipamentos estão em processo licitatório é verdade. Lá na Escola Boa União eles têm 12 disciplinas eletivas e os alunos escolhem as que eles querem cursar. Achei interessante o robô que o professor de robótica nos mostrou, um robô construído com papelão e peças de plástico. Junta o conhecimento da física e da robótica experimentada na prática. Isso nos impressionou. A criação de clubes de alunos como de música, de artes para ajudar pessoas com dependência química, com deficiência física, isso é salutar dentro das escolas. Sai muito otimista com o que presenciei”, disse o parlamentar.

 

Daniel Zen afirmou que além dos clubes de alunos e das disciplinas eletivas, o cardápio servido aos estudantes também chamou à atenção. “Eu pedi os cardápios. São três refeições por dia. É um cardápio balanceado, elaborado por profissionais da nutrição e cumprido à risca”, relatou o deputado.

 

O deputado, que é presidente da Comissão de Educação, agradeceu aos demais membros pela visita à Escola Jovem Boa União e destacou o empenho do governador Tião Viana (PT) e do secretário de Educação, Marco Brandão, para implantação desse modelo de ensino. “Vamos solicitar um relatório desse primeiro mês de como está sendo feito. Mas, de antemão, ficamos satisfeitos e impressionados. Cada disciplina tem sua sala. Os alunos são que trocam de sala, e ficamos observando a campainha tocar: em apenas três minutos os alunos fizeram a troca, de modo ordeiro, sem baderna.

Defendemos que cada regional tenha uma escola integral, seriam mais quatro escolas. Quero saudar e louvar o governador Tião Viana e o secretário Marco Brandão pela iniciativa”, pontua.

 

O parlamentar parabenizou o senador Jorge Viana (PT/AC) pela aprovação no Senado da PEC que torna o crime de estupro imprescritível. A matéria foi aprovada em primeira votação, devendo ser levada ao plenário mais uma vez para segunda votação e assim seguir para a Câmara Federal. Zen parabenizou também o deputado federal licenciado Sibá Machado (PT/AC) pela homenagem recebida junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Sibá foi relator da lei que criou o Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Quanto à pesquisa citada pelo deputado Gehlen Diniz, em relação a qualificação do trabalho desenvolvido pelo governador Tião Viana (PT), que estaria entre os piores gestores do país, o líder governista argumentou que o Acre é um dos únicos estados que mesmo em meio à crise consegue conceder reajuste aos servidores públicos e promover investimentos essenciais para a população, como é o caso dos investimentos em saneamento básico nas cidades de Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Taumaturgo e Porto Walter.

 

“Talvez o governador Tião Viana não seja o melhor do Brasil, mas o pior? O Estado está realizando concurso público para diversas áreas, concedendo aumento para diversas categorias. Outros estados não estão concedendo porque estão com problemas com a LRF. O governo nosso está mantendo o pagamento em dia, concedendo reajuste, anunciando a construção do Hospital do Câncer de Barretos, toda semana entrega equipamentos. Temos um R$ 1 bilhão e 50 milhões para investimentos. Um governo que está investindo na produção. Como um governador que está fazendo todos esses investimentos pode ser o pior governador? Poderia até para o G1, mas não tem credibilidade nenhuma”, finaliza.

 

Fonte: Agência Aleac - por José Pinheiro

Please reload

Leia também...
Please reload

Posts Relacionados

© 2020 por Rede Mundo

  • Twitter App Icon
  • Facebook App Icon
  • Google+ App Icon