Número de visitantes em unidades de conservação cresce 320% em 10 anos

7-Feb-2016

As unidades de conservação (UCs) geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) teve aumento de 320% em visitação nos últimos dez anos. O público passou de 1,9 milhão de pessoas, em 2006, para 8 milhões, em 2015. A conta envolve o público que visitou parques nacionais, florestas nacionais, áreas e proteção ambientais e áreas de outras categorias.

 

“Temos priorizado o investimento em ações estruturantes, como a capacitação de servidores, o estabelecimento de diretrizes e normas gerais, a delegação de serviços de apoio à visitação e a atuação em conjunto com instituições parceiras”, diz a diretora de Criação e Manejo (Diman) do ICMBio, Lilian Hangae.

 

As experiências adquiridas são multiplicadas regionalmente, diminuindo os custos e levando à implantação de atividades de uso público com maior agilidade, maior ou menor grau de complexidade e em diferentes categorias de unidades de conservação, cita Lilian.

 

A diretora explica que o perfil dos visitantes varia de acordo com os atributos ambientais e sociais das Unidades de Conservação. “Cada unidade de conservação tem uma abordagem em termos de atividades disponibilizadas para visitação e estas atividades, em muitos casos, estabelecem o perfil dos visitantes”, afirma.

 

“A visitação é uma ferramenta estratégica de sensibilização para a conservação e estímulo ao desenvolvimento do sentimento de pertencimento da sociedade em relação a estas áreas protegidas”, destaca a diretora.

 

Ranking de visitantes em parques nacionais em 2015

Tijuca                                               2.945.355

Iguaçu                                              1.642.093

Jericoacoara                                       780.000

Brasília                                                294.682

Serra dos Órgãos                               217.372

Chapada dos Guimarães                   174.855

Itatiaia                                                  133.801

Aparados da Serra                             106.899

Ubajara                                               104.924

São Joaquim                                         94.412

 

Fonte: ICMBio - Foto: ICMBio

Please reload

Posts Relacionados
Leia também...
Please reload

Please reload

© 2019 por Rede Mundo

  • Twitter App Icon
  • Facebook App Icon
  • Google+ App Icon