Confira agenda científica de 16 a 20 de março

16-Mar-2015

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) divulgou a programação científica com as principais atividades desta semana. Entre os destaques, estudantes interessados podem participar a partir desta segunda-feira (16) das inscrições para o Programa de pós-graduação em Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 

Aos estudantes interessados em aprender um poucos mais sobre computação em física teórica, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) irá promover até a próxima sexta-feira (20)  o minicurso de "Computação algébrica para físicos". Confira abaixo mais informações e atividades previstas para esta semana: 

 

\Inovação tecnológica

Começa na segunda-feira (16) o 1º Workshop Online de Inovação e Tecnologia (Witec). O evento, apoiado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), pretende aproximar os setores privado e público e instituições de ciência e tecnologia (ICT's) para criar produtos inovadores que impactem a sociedade.

 

A atividade, on-line e gratuita, debaterá os processos e negócios de inovações tecnológicas para empreendedores e para as pessoas que desejam abrir sua própria empresa. Mais de 20 profissionais apresentarão palestras sobre marketing e negociação tecnológica, captação de recursos, isenção fiscal, gestão financeira e estratégica, entre outros

Podem participar empresários, servidores, gestores de inovação e estratégia, investidores, inventores e pesquisadores. Saiba mais.

 

Astrofísica
Na segunda-feira (16) também começa o período de inscrições para o segundo período letivo de 2015 da pós-graduação em astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI). Estão disponíveis oito bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), que serão ocupadas ao longo da seleção.

 

Os candidatos devem ter formação superior, preferencialmente nas áreas de astronomia, física, matemática, computação ou engenharia. A seleção inclui análise de currículos, históricos escolares, cartas de referência, prova de física e prova oral.

 

As aulas do doutorado começam no dia 22 de junho. Para mais informações, clique neste link.

 

Computação algébrica

Ainda na segunda-feira (16), às 14h, começa o minicurso "Computação algébrica para físicos", promovido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

 

O curso será ministrado em cinco aulas e é direcionado a alunos que não têm experiência prévia com computação algébrica e para quem gostaria de aprender mais sobre como usar a computação em física teórica.

 

As aulas vão até sexta-feira (20) e contarão com uma exposição seguida de uma hora e meia de prática sobre exercícios em física, cobrindo material das disciplinas da graduação até o mestrado.

Inscrições pelo portal Professor Global. 

 

Colóquio CBPF

Na quarta-feira (18), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) abre a programação dos colóquios de 2015. Em homenagem ao Ano Internacional da Luz, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o primeiro convidado será o físico-matemático Michael Berry, professor emérito da Universidade de Bristol (Inglaterra). Ele é conhecido mundialmente pelo fenômeno denominado "fase de Berry".

 

O físico foi eleito membro da Royal Society de Londres em 1982 e recebeu o título britânico de Sir da rainha da Inglaterra em 1996. Berry trabalha com estudos na fronteira entre as diferentes teorias físicas, como clássica e quântica, ou raios e ondas, ramo chamado de física assintótica, com ênfase em aspectos geométricos das ondas (especialmente fase) e caos.

 

O colóquio começará às 16 horas e acontece no auditório do 6º andar do CBPF, que fica no Rio de Janeiro. Mais informações.

 

Iniciação científica

Estão abertas as inscrições para o Programa de Iniciação Científica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). Podem se inscrever estudantes de graduação – a partir do 2º período - de universidades públicas e privadas, conveniadas ao Inpa.

 

O objetivo é proporcionar uma aprendizagem científica e estimular o desenvolvimento do pensar crítico e da criatividade, decorrentes do confronto direto com problemas de pesquisa. Confira o edital.

 

Os programas abrangem as áreas do conhecimento como ciências exatas, da terra e engenharias; ciências biológicas; ciências agrárias; ciências humanas e sociais aplicadas e multidisciplinar.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de abril. Mais informações podem ser obtidas presencialmente na Divisão de Apoio Técnico do Inpa ou pelos telefones: (92) 3643-3147ou (92) 3643-3149 ou por e-mail pibic.inpa@inpa.gov.br.

 

Proteção radiológica

O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade da Comissão Nuclear de Energia Elétrica (CnemMCTI), sedia, de 12 a 14 de agosto, o Simpósio Internacional de Proteção Radiológica em Medicina, com o apoio da Associação Brasileira de Física Médica (ABFM) e da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea).

 

O objetivo é discutir temas relacionados à utilização segura das radiações ionizantes em radiologia diagnóstica e intervencionista, radioterapia e medicina nuclear, para pacientes, profissionais envolvidos e público em geral.

 

Em radioterapia, são atendidos por ano no País 450 mil pacientes e são realizados mais de quatro milhões de procedimentos em mamografia, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Interessados em receber informações sobre o evento devem mandar o nome completo, a instituição de origem, o telefone de contato e o endereço para o endereço eletrônico ird@ird.gov.br, preenchendo no campo assunto simpósio física médica 2015.

 

Mulheres na ciência

Estão abertas as inscrições do Prêmio para Mulheres na Ciência no Brasil, realizada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em parceria com a L'Oréal Brasileira e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Jovens cientistas de todo o País podem inscrever seus projetos até o dia 31 de maio.

 

A 10ª edição da iniciativa irá agraciar sete cientistas pela qualidade e potenciais das pesquisas desenvolvidas em instituições brasileiras. Cada uma receberá uma bolsa-auxílio de US$ 20 mil. Em 2014, foram mais de 300 projetos inscritos. A revelação das vencedoras será em agosto e a cerimônia de premiação em outubro.

 

Para mais informações, clique neste link.

 

Fundação Bill e Melinda Gates

A Fundação Bill e Melinda Gates,e seus parceiros do Grand Challenges estão recebendo propostas para os programas de bolsas nas categorias "grand challenges explorations", "salvamento de vidas no nascimento" e "alfabetização infantil".

 

Na "grand challenges explorations", o objetivo é encorajar soluções inovadoras em saúde global. Serão aceitos candidatos com qualquer nível de experiência, em qualquer área, e de qualquer organização. A data para entrega dos trabalhos é até 13 de maio.

 

Já nas bolsas da categoria "salvamento de vidas no nascimento", as propostas devem ser para o tratamento e prevenção de doenças em mulheres grávidas e recém nascidos  em comunidades pobres e de difícil acesso ao redor do mundo. Os interessados têm até o dia 27 de março de 2015 para participar.

 

E quem desejar se inscrever na bolsa de "alfabetização infantil", precisa apresentar propostas de inovação em rastreamento de livros destinados para as escolas de ensino básico e/ou soluções inovadoras para prover educação básica em uma ou mais das seguintes situações: crises de saúde, desastres naturais e zonas de conflito.

As bolsas terão valor inicial de U$ 100 mil cada e os projetos mais promissores terão a oportunidade de receber financiamento adicional de até U$ 1 milhão.

 

Confira todos os detalhes.

 

Cristalografia
Estão abertas as inscrições para o 2015 IUCr High-Pressure Workshop. O evento sobre cristalografia acontece de 12 a 15 de setembro, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma organização social supervisionada pelo MCTI.

O foco do workshop serão os recentes avanços científicos nas técnicas de cristalografia sob altas pressões.

 

O encontro será realizado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), instituição associada ao CNPEM, localizada em Campinas (SP). A cristalografia é uma importante ferramenta de pesquisa com luz sincrotron.

 

O evento corresponde a uma nova edição da série de workshops promovidos em parceria com a Comissão de Altas Pressões da União Internacional de Cristalografia (IUCr, na sigla em inglês). 

 

Os interessados em participar do 2015 IUCr High-Pressure Workshop devem preencher uma ficha de inscrição disponível na página do evento e pagar uma taxa de inscrição de R$ 400. A língua oficial do evento é o inglês. Saiba mais sobre o evento.

 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação 

Please reload

Leia também...
Please reload

Posts Relacionados

© 2020 por Rede Mundo

  • Twitter App Icon
  • Facebook App Icon
  • Google+ App Icon