Secti-AM lança programação da primeira fase de consultas públicas para o PCTI/Amazonas

18-Feb-2015

A 1ª Rodada de Consultas Públicas para Consolidação da Proposta do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento do Amazonas (PCTI/Amazonas) já está definida e ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, das 14h às 17h, no auditório do Centro Universitário Luterano de Manaus.

 

Nesse momento é de suma importância a participação pública, principalmente de gestores de instituições de ensino e pesquisa, empresários, profissionais, pesquisadores, estudantes e representantes de entidades de classe, para discutir o desenvolvimento do Amazonas, com base no Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Amazônia Legal (PCTI/Amazônia), lançado no primeiro semestre de 2014.

 

As discussões no Estado são orientadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), e assim como o PCTI/Amazônia também visam estabelecer estratégias, ações e metas de CT&I para os próximos 20 anos.

 

A titular da SECTI-AM, Ana Alcídia Moraes, revela que “na primeira rodada serão discutidas e consolidadas estratégias de CT&I para o Estado, com base em preceitos de sustentabilidade, competitividade, equidade e considerando o que já foi definido para a Região, no PCTI/Amazônia”.

 

Eixos Temáticos

 

Serão abordados 3 eixos temáticos, sendo um em cada dia. No dia 24, será discutido o Programa de Infraestrutura para Ciência, Tecnologia e Inovação (ProInfra), que visa oportunizar a aquisição e ampliação de infraestrutura adequada para a produção de conhecimento científico-tecnológico e de inovação no Amazonas.

 

O Programa de Formação, Atração e Fixação de Pessoal para Ciência, Tecnologia e Inovação (ProRH) será abordado no dia 25. Este é voltado para a formação técnica-científica, em todos os níveis e áreas do conhecimento, tendo como foco a preparação de recursos humanos capazes de promover o desenvolvimento sustentável no Amazonas.

 

Dia 26, o debate será sobre os incentivos à geração de inovações tecnológicas nas empresas, em parceria com Entidades de Ciência, Tecnologia e Inovação (ECTIs), para o aumento da produtividade e competitividade da indústria local em tecnologias-chave relacionadas às vocações e potencialidades locais. O eixo temático é o Programa de Estruturação e Ampliação de Polos de Inovação (ProInovar).

 

Os demais eixos temáticos serão tratados na 2ª Rodada de Consultas Públicas para Consolidação da Proposta do PCTI/Amazonas que está prevista para o início de março.

 

São parceiros da SECTI-AM na primeira fase de discussões o Centro Universitário Luterano de Manaus e a Rede Amazônica de Instituições em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (Rami).

 

Quando: 24, 25 e 26 de fevereiro.

 

Horário: 14h às 17h

 

Local: auditório do Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/Ulbra), bloco F,  à avenida Carlos Drummond de Andrade, 1440, Japiim II, zona Sul de Manaus.

 

 

Fonte: FUCAPI - CIÊNCIAemPAUTA, por Marlúcia Seixas

Please reload

Leia também...
Please reload

Posts Relacionados

© 2020 por Rede Mundo

  • Twitter App Icon
  • Facebook App Icon
  • Google+ App Icon