Simpósio discute produção sustentável de alimentos

29-Oct-2014

Promover o intercâmbio de conhecimentos, discutir resultados e fortalecer grupos de pesquisas em agroecologia e em sistemas de produção de alimentos são os objetivos do Simpósio Produção Sustentável de Alimentos, uma iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Meio-Norte que será realizada no Campus da Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba (PI), nos dias 11 e 12 de novembro.

 

A programação contemplará palestras ministradas por profissionais renomados em agroecologia, educação e economia e uma mesa redonda envolvendo grupos de pesquisa em intensificação ecológica na agricultura.

 

O evento terá início na manhã do dia 11 com a "Palestra Estratégias de pesquisa em agroecologia com ênfase no manejo da Agrobiodiversidade", apresentada por Altair Toledo Machado, coordenador técnico do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa.

 

Em seguida, será realizado o painel "Ações sobre Pesquisa & Desenvolvimento nas instituições", que contará com a participação do chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite; do diretor do Campus da Ufpi de Parnaíba, Alexandro Marinho Oliveira e pela diretora do campus da Uespi de Parnaíba, Rosineide Araújo.

 

No turno da tarde a programação recomeça com a palestra "Fundamentos teóricos e etapas da construção de redes sociotécnicas para viabilização da economia solidária", que será apresentada pelo extensionista da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI - Santos/SP), Newton Rodrigues.

 

Em seguida acontece a palestra "Mercados institucionais - Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)", conduzida pelo gerente da Unidade da Conab de Teresina, Joaquim José de Castro Monteiro.

 

Concluindo o primeiro dia do evento, está prevista a mesa redonda "Como a economia solidária pode contribuir para a sustentabilidade agrícola?", com a participação de Newton Rodrigues e Joaquim José de Castro Monteiro e mediação da professora do Departamento Ciências Econômicas e Quantitativas da UFPI, em Parnaíba, Fátima Crespo.

 

No dia 12 a programação tem início com a palestra "O diálogo entre saberes – Novas abordagens em Transferência de Tecnologia", apresentada pelo supervisor do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias da Embrapa Meio-Norte, Francisco das Chagas Oliveira. Dando continuidade ao simpósio, será abordado o tema "A educação como prática da liberdade: princípios geradores da práxis social no contexto rural", que será apresentada pelo professor da Uni-Nassau, Ernandes Queiroz.

 

Como última atividade do turno da manhã a diretora da Escola Agrícola de Cocal, Ana Lúcia Neres; a religiosa Irmã Celina, da Escola Família Agrícola de Pedro II e o professor da Uespi, Valdinar Bezerra (mediador) participam da mesa redonda "Como a educação formal e não-formal contribui para a sustentabilidade no meio rural?". 

 

O evento continua até o final da tarde, com troca de experiências, levantamento de demandas e encaminhamentos.

 

Para outras informações sobre o evento, ligar para (86) 3198-0673 ou enviar e-mail para meio-norte.eventos@embrapa.br.

 

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária                /        Rede Mundo

Please reload

Posts Relacionados
Leia também...
Please reload

Please reload

© 2019 por Rede Mundo

  • Twitter App Icon
  • Facebook App Icon
  • Google+ App Icon