Técnicos são capacitados em tecnologias agroflorestais

13-Sep-2014

Começa nesta segunda-feira (15), na sede da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (PA), mais uma edição do Curso Internacional de Capacitação em Sistemas de Tecnologia Agroflorestal. O curso, promovido pela Embrapa e Agência Internacional do Japão (Jica), acontece pela nona vez no Pará e reúne técnicos florestais e produtores de cinco países da Pan-Amazônia: Colômbia, Equador, Brasil e Peru.

 

 

Durante 18 dias, os participantes terão aulas teóricas em Belém e Castanhal, e práticas em áreas de produtores nos municípios de Santa Bárbara, Igarapé-Açu, São Domingos do Capim e Tomé-Açu, onde conhecerão experiências com Sistemas Agroflorestais, os SAFs, alternativas estratégicas de uso sustentável da terra em propriedades rurais na Pan-Amazônia.

 

 

O modelo de cultivo conhecido como SAFs representa, basicamente, a junção de espécies florestais e de culturas agrícolas em um mesmo sistema de cultivo. Além de promoverem a conservação ambiental, tornam possível melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais, com segurança alimentar e geração de trabalho e renda o ano todo.

 

 

A abertura oficial do Curso Internacional de Capacitação em Sistemas de Tecnologia Agroflorestal será às 8h30, desta segunda (15), na sede da Embrapa em Belém.

 

 

A Embrapa Amazônia Oriental é uma das 47 unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, P ecuária e Abastecimento (MAPA). O centro de pesquisa foi criado em 23 de janeiro de 1975 no município de Belém-Pará, herdando a estrutura do antigo IAN (Instituto Agronômico do Norte), fundado em 4 de maio de 1939.

 

 

Atualmente conta com 536 empregados, sendo 230 assistentes, 102 técnicos, 93 analistas e 110 pesquisadores distribuídos na sede da unidade (Belém-PA) e nos Núcleos de Apoio a Pesquisa e Transferência de Tecnologias espalhados em todas as regiões do estado do Pará. 

 

Foto: Divulgação/Embrapa - Serão vistas alternativas estratégicas de uso sustentável da terra

 

 

Fonte: Portal Brasil, com informações da Embrapa     /      Rede Mundo

Please reload

Leia também...
Please reload

Posts Relacionados

© 2020 por Rede Mundo

  • Twitter App Icon
  • Facebook App Icon
  • Google+ App Icon