Em uma década de história, o CRob se tornou referência para instituições e cientistas de todo o País, com pesquisas de alto impacto e retorno para a sociedade
O Centro de Robótica (CRob) da USP, em São Carlos, completa uma década de história. Ao longo desses dez anos, foram inúmeras as conquistas de estudantes, pesquisadores e especialistas da área que passaram ou ainda atuam no centro, onde encontraram a infraestrutura e o ambiente ideais para o desenvolvimento de seus trabalhos. Ao todo, já são mais de 550 estudos concluídos, entre pesquisas de mestrado, doutorado, pós-doutorado, trabalhos de conclusão de curso e iniciação científica.
Composto por docentes e alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, instituição que completou 50 anos, e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), o CRob promove a interação entre os membros de sete laboratórios de pesquisa, aumentando a eficiência e a qualidade dos trabalhos que são desenvolvidos, já que os cientistas podem atuar em colaboração, complementando os conhecimentos entre as diferentes subáreas da robótica.
As parcerias com universidades brasileiras e estrangeiras e os convênios com diversas instituições de pesquisa e empresas pelo mundo possibilitam a realização de estudos de excelência do centro. Em uma década, já são mais de 200 publicações científicas em periódicos e quase 700 trabalhos apresentados em anais de congressos.
Para contar um pouco dessa história, a Assessoria de Comunicação do ICMC preparou um vídeo que traz entrevistas com Denis Wolf, professor do instituto e atual coordenador do CRob, e Adriano Siqueira, professor da EESC e vice-coordenador do centro. Na produção, eles comentam sobre a evolução e o crescimento do CRob ao longo dos anos, as pesquisas que foram destaque, o impacto que a instituição tem gerado para os estudantes e sobre os projetos para o futuro.
Clique no player e confira abaixo:
. Fonte: Jornal da USP - Texto de Henrique Fontes, Assessoria de Comunicação do ICMC
Comentários