top of page
Buscar

Sinésio Campos e vereadora Cheila Moreira visitam obras do porto de Itaubal em Itacoatiara


O deputado Sinésio Campos (PT) e a vereadora de Itacoatiara (distante 175 km em linha reta de Manaus), Chelia Moreira (PT), realizaram, no sábado (1), visita de fiscalização do andamento das obras de construção do Porto de Itaubal e a perfuração de um poço para abastecimento na comunidade localizada na região do Rio Arari, município de Itacoatiara.

Participaram também da visita o presidente da comunidade, Raimundo Silva, a vice, Erica Rodrigues, e o engenheiro, Jaime Auzier, responsável pela empresa executora da obra e comunitários. A comitiva foi até a comunidade Nossa Senhora Nazaré, área rural do município visitar as obras do poço artesiano com 100 metros de profundidade e reservatório de 10 mil litros de água.


Sinésio Campos foi autor da emenda parlamentar impositiva, apresentada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2020, que trata do planejamento de execução da construção do porto. Emenda da ordem de R$ 500 mil, que serão somados ao valor total dos recursos necessários à construção dos projetos. A solicitação dos recursos partiu da vereadora Cheila Moreira, para solucionar a precariedade de embarque e desembarque das pessoas que utilizam o porto e a falta de água potável na comunidade.


A vereadora lembrou que essa demanda é uma reivindicação antiga dos comunitários que sofrem no período da seca com a falta de água potável. “O poço vai beneficiar os comunitários e mais de 80 alunos da escola municipal Epitácio Pessoa, que atende da educação infantil ao ensino tecnológico. O porto também vai atender demanda de outros municípios como Boa Vista do Ramos, Maués e outros”, comemora.


Além do porto e do poço, Sinésio Campos também destacou que o projeto contempla ainda a construção de sistema de abastecimento de água na comunidade, um galpão para proteção dos produtos agrícolas e de um recinto, com assentos, para as pessoas que aguardam o embarque. “Os produtos levados ao porto ficam ao relento, expostos ao sol e à chuva, pela falta de local para proteção. Ele foi projetado dentro de critérios de engenharia portuária para evitar problemas com a vazante e cheia do rio. Ele será modelo para outras regiões”, afirmou.


Itaubal é a porta de escoamento para os produtos agrícolas da região. “Estamos acompanhando o resultado dessa demanda para que, o quanto antes, a estrada possa estar em perfeita condições de tráfego, assim como o Porto vai beneficiar o trajeto dos agricultores que sofrem com a estrutura existente. O Arari é responsável por boa parte do abastecimento de Itacoatiara e depois de décadas, de espera e promessas, o projeto será consolidado graças a nossa emenda parlamentar e a união dos poderes. São mais de 10 mil pessoas beneficiadas”.


O parlamentar destacou que a conquista vai melhorar a produção rural do município além de oferecer melhores condições de deslocamento para a população. E, através da solicitação da vereadora Cheila Moreira podemos hoje comemorar mais essa conquista para Itacoatiara.

Comments


bottom of page