top of page
Buscar

Fábrica de mentiras espalha que PT quer impedir combate à seca


Foto: Ricardo Stuckert

As fake news sobre a transposição do Rio São Francisco são só algumas das muitas pernas de uma grande mentira elaborada pela máquina bolsonarista: a de que o PT não enfrentou a seca no Nordeste.


A notícia falsa da vez é que o Partido entrará na justiça para impedir que Bolsonaro combata a seca no nordeste. Essa história nada tem de verdadeira e já foi desmentida lá em janeiro de 2019. Mas a fábrica de mentiras recolocou ela para circular com força nos últimos dias.


Outra fake news vem colada nessa: a de que Gleisi Hoffmann teria dito que a seca do nordeste é um patrimônio cultural que deve ser preservado. Versão alternativa da mensagem afirma que um advogado do PT teria dito isso. A mentira absurda surgiu de um perfil impostor, que se diz de sátira, mas espalha desinformação.


Trata-se do usuário do Twitter Mônica Bengamo, que já foi, inclusive, tirado do ar. A conta se passava pela jornalista Mônica Bergamo e espalhou essa mentira com a falsa declaração de Gleisi. Tanto Mônica quanto a presidenta do PT já desmentiram a mensagem no ano passado.


O PT nem ingressou nem ingressará com liminar na Justiça pedindo a anulação do projeto de dessalinização desejado por Bolsonaro. Sites como UOL, Aos Fatos, Boatos.org, Yahoo e Lupa já desmascaram essa notícia falsa. 


O projeto de dessalinização da água já existe há tempos no Brasil. Em 2004, por exemplo, Lula lançou o Programa Água Doce. Acabar com a seca foi uma das prioridades dos governos petistas, tendo implantado cisternas e iniciado a transposição do São Francisco.


Fonte: Agência PT

Comments


bottom of page