Buscar

Eleições 2020: Alepa usa redes sociais para orientar eleitores


Arte: Alepa

As eleições de 2020 estão se aproximando, com o primeiro turno no dia 15 de novembro, e a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) vem sempre inovando com campanhas informativas e educativas. Desta vez, vem orientando os eleitores no processo eleitoral, explicando em suas redes sociais sobre as funções do vereador, a necessidade de combater fake news e as formas de zelar por uma eleição correta e democrática.


Desta forma, alguns parlamentares também têm usado as redes sociais para orientar os eleitores. A deputada Renilce Nicodemos publicou mensagem que informa os horários de votação e alerta os eleitores para o uso de máscara no local de votação, além da obrigatoriedade de levar caneta azul e o título de eleitor ou documento com foto.


O deputado Dr Jaques Neves também usou as redes sociais para manifestar contra o racismo nas eleições. "Não nos representam aqueles que têm preconceitos de cor, raça ou credo", manifestou o parlamentar.

Como médica, a deputada Drª Heloísa Guimarães, ressaltou algumas medidas de proteção ao eleitor, de acordo com a nova legislação eleitoral para o uso de máscara e de álcool em gel na hora de votar.


"Devido aos riscos ainda presentes de contaminação e proliferação da Covid-19, precisaremos tomar alguns cuidados", alertou.


Também pelas redes, a deputada Paula Gomes, compartilhou mensagens que esclarecem sobre o horário de votação, alterado este ano em razão da pandemia. "Este ano tem uma hora de votação para evitar aglomerações. Se você está na faixa de 18 a 59 anos prefira os horários após às 10 da manhã", diz a mensagem.


Respeitar os protocolos sanitários no dia 15 de novembro e no dia 29 de novembro, é importante, mas também é necessário saber o local de votação, onde está localizada a seção eleitoral.


Para conferir o local de votação, o eleitor deverá acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), clicar na aba "Eleitor e eleições" e, em seguida, selecionar "Título eleitoral".

Ao eleitor que vai justificar é possível fazer sem sair de casa por meio do aplicativo "e-Título". O app está disponível e pode ser utilizado em qualquer smartphone. Porém, se o eleitor que não tiver acesso a internet poderá justificar presencialmente em qualquer seção eleitoral.


Confira o passo-a-passo para justificar virtualmente:


Passo 1: baixar o "e-Título", e após fazer a inscrição no aplicativo, o eleitor deverá acessar a aba "Mais opções" à direita do menu inferior.


Passo 2: na seção "Justificativa", clique na opção "Justificativa de ausência".


Passo 3: selecione as Eleições Municipais de 2020, digite a sua justificativa, preencha o campo com o seu e-mail e clique em "Próximo".


Passo 4: carregue documentos que justifiquem a sua ausência e clique em "Concluir".

Para saber mais sobre as orientações da Assembleia Legislativa do Pará sobre o processo eleitoral, acesse as redes oficiais @alepa.oficial, (Instagran) @Alepa_com (Twitter) e Alepa (Facebook)


Fonte: Alepa, com informações do TRE-PA