top of page
Buscar

Cientistas participam do 2º Encontro do GT em Nanotecnologia e Ciências dos Materiais BRICS


Foi realizado, nos dias 1º e 2 de outubro, no formato de webconferência, o 2º Encontro do Grupo de Trabalho em Nanotecnologia e Ciência dos Materiais do BRICS (BRICS Working Group of Material Science and Nanotechnologies). A reunião foi organizada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia da Índia e contou com representantes do governo e da academia da Rússia, China, África do Sul e Brasil.


O grupo deu continuidade às discussões sobre as iniciativas propostas no Plano de Trabalho de Ciência, Tecnologia e Inovação dos BRICS (2019-2022), tendo como pauta principal a conclusão do texto dos Termos de Referência (TdR) do Grupo de Trabalho e da proposta de criação de um Centro Virtual de Ciência de Materiais e Nanotecnologia do BRICS.


Segundo o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, o encontro contribui para acelerar a incorporação dos materiais avançados e das nanotecnologias no sistema produtivo brasileiro e fundamentar o crescimento econômico nacional. “No âmbito do BRICS, estão concentradas mais de 40% da população mundial e mais de 20% do Produto Interno Bruto mundial”, ressalta.


O coordenador-Geral de Cooperação Multilateral da Assessoria Internacional do MCTI, Carlos Matsumoto, desde 2014, a cooperação em C,T&I dos países BRICS vem ganhando relevância, com destaque para a área de novos materiais e nanotecnologia. “Nas três chamadas conjuntas que lançamos em 2016, 2017 e 2019, foi a linha de pesquisa que mais recebeu submissões de projetos e uma das mais apoiadas pelos cinco países. A criação do Centro Virtual de Ciências de Materiais e Nanotecnologia do BRICS se somará a uma gama de ações que temos implementado com sucesso no âmbito dessa cooperação", afirma.


O encontro é parte das ações da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação para o mês de outubro, instituído pelo Decreto nº 10.497, de 28 de setembro de 2020, como o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, atendendo ao disposto no inciso II do art 2º do referido Decreto.


Fonte: MCTI

Comments


bottom of page