top of page

Alepa na COP30 destaca o papel da ACP no desenvolvimento econômico do Pará

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), por meio da Fundação de Rádio e TV da Alepa, produziu mais um episódio especial da série Alepa na COP30. O programa destaca a importância da Associação Comercial do Pará (ACP) como protagonista no desenvolvimento econômico do estado e sua atuação estratégica na preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém.


Desde 2023, a ACP vem se organizando para a COP30. Quem detalha esse processo é a presidente da entidade, Elizabete Grunvald, economista com sólida trajetória no associativismo. Elizabete ingressou na ACP por meio do Conselho da Mulher Empresária e, em 2024, tornou-se a primeira mulher eleita presidente em 206 anos de história da associação.


Durante a entrevista, Elizabete destacou que a ACP tem orientado os setores produtivos para melhor atender os visitantes que estarão em Belém durante a COP30. Segundo ela, o evento já movimenta a economia local. “Sou uma entusiasta desse momento. Belém está se transformando. Hoje, vemos restaurantes e hotéis sempre movimentados e turistas circulando na cidade de domingo a domingo. Estamos vivendo um marco importante da pré-COP30”, afirmou.


A presidente reforçou ainda que a ACP deixou de ser apenas uma entidade do comércio há décadas, tornando-se multissetorial. “Hoje temos na base indústria, comércio, serviços e agro. Além disso, reestruturamos nossa Câmara Setorial de Turismo, que reúne várias entidades do setor”, explicou.


Em reconhecimento à sua contribuição histórica, a Alepa promoveu este ano uma Sessão Solene em homenagem aos 206 anos da instituição.


A ACP atua como ponte entre o setor produtivo e o poder público, promovendo políticas de desenvolvimento sustentável para o Pará. Em um estado com forte vocação exportadora, a entidade defende a diversificação econômica, a valorização das cadeias produtivas locais e a modernização dos negócios. Nos últimos anos, a ACP tem ampliado sua atuação em temas como bioeconomia, créditos de carbono e desenvolvimento da nova economia verde.


Fonte e foto: Alepa

Comments


bottom of page