O mês de novembro voltará a ser brindado com o glamour do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A 52ª edição da mostra retomará tradições e pretende resgatar o clima de competição com uma premiação para as melhores produções.
Serão 14 categorias e um total de R$250 mil pagos em prêmios. Serão as maiores premiações do cinema Brasileiro este ano.
A expectativa é que a mostra receba em torno de 700 inscrições, que nessa edição estão mais simples: basta enviar o link de onde está salva a produção e a responsabilidade de baixar e distribuir os filmes será da própria organização.
Os interessados têm até o dia 13 de setembro para validar a participação no evento.
O coordenador geral do Festival – Francisco Almeida – disse que para este ano, o planejamento é devolver ao festival um pouco da elegância do evento.
Ao todo, serão investidos R$2,4 milhões do orçamento público.
Paralelo a isso, a Secretaria de Cultura está realizando um processo de captação de verbas junto a empresas para aumentar o valor investido.
O Secretário de Cultura do Distrito Federal, Adão Cândido, comenta um pouco dos esforços feitos para aumentar esses investimentos.
A previsão é de que o Festival aconteça do dia 22 de novembro a 1º de dezembro.
A programação pretende incluir uma masterclass com um diretor de renome internacional, oficinas, atividades e rodas de debates sobre o espaço de mercado – tudo ainda em processo de definição.
Outra novidade para este ano – e que ainda depende de organização - é a venda online de ingressos – uma alternativa que, ser for viabilizada, poderá evitar longas filas.
Fonte: Agência Brasil