Buscar

Dermilson Chagas cobra transparência na divulgação de recursos


O Deputado Dermilson Chagas (PP) denunciou na manhã desta quinta-feira (7), em Sessão Plenária, a ausência de dados no portal da Transparência do Governo do Estado referente aos recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), do Fundo de Fomento das Micro e Pequenas Empresas (FMPES) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que entre 2010 e 2018, estão discriminados no Portal. A partir de 1º de janeiro deste ano, a informação passou a não constar mais no canal de transparência.

“Isso é muito grave. É um dos principais canais de comunicação com o povo, que tem o objetivo de demonstrar o que está sendo feito com o recurso público. Nós precisamos saber por que os valores sumiram, e qual o objetivo do governo em omitir esses números. Esses dados estão disponíveis em vários governos: Eduardo Braga, José Melo, David Almeida, Amazonino. E de repente, no primeiro mês do mandato do Wilson, o recurso some”, ressaltou o parlamentar.

O Deputado enviou um requerimento para o Secretário da Fazenda (Sefaz), Alex Del Giglio pedindo esclarecimentos sobre a situação. “Estou perguntando por que não estão discriminados os recursos, ou se a nomenclatura foi mudada no Portal. Caso tenha sido, qual o motivo”, questionou Dermilson, que complementou a fala dizendo que convidou o Secretário para ir plenário da Aleam esclarecer os fatos questionados.

Com relação a proposta do governo em desviar a finalidade do recurso para pagamento de despesas relacionadas à saúde, Dermilson afirma que apoia a decisão de quitar as dívidas do setor, mas condenada a prática que já vem sendo realizada em governos passados.

“Eu compreendo o valor da dívida e reconheço a importância dos profissionais da saúde, mas discordo da omissão do governo sobre os dados”, justificou.

“Em 2018, o recurso foi de R$ 834 milhões. Se formos fazer uma conta rápida, são mais de R$ 13 milhões para cada município. Conseguimos fazer muita coisa com esse dinheiro. E a população do interior precisa de recurso”, destacou. “E eu continuarei defendendo a transparência e aplicabilidade integra dos valores desse Fundo, como sempre fiz”, finalizou o parlamentar.

Fonte: Aleam - por Diogo Dias/Foto: Márcio Gleyson

#DermilsonChagas #Aleam