Os bois bumbás do Amazonas receberam ontem (28), em Brasília, o certificado de Patrimônio Cultural do Brasil.
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a entrega do certificado é parte da cerimônia da Ordem do Mérito Cultural, considerada a maior honraria pública da cultura, entregue a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições a título de reconhecimento por suas contribuições à cultura brasileira.
A cerimônia será no Palácio do Planalto nesta tarde.
A escolha dos premiados ocorre todos os anos por meio de seleção entre nomes previamente indicados. Este ano, 35 personalidades e instituições brasileiras que se destacaram no cenário cultural do país ao longo dos anos serão reconhecidas.
A brincadeira de Boi se manifesta de modo diferente em casa região do país. Na Amazônia, as apresentações ocorrem geralmente durante os festejos juninos dos santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Eles se dividem em Boi de Terreiro, Boi de Rua e Boi de Arena.
O Boi de Terreiro apresenta o tema de morte e ressurreição do animal e tem semelhanças com o Boi de Rua, realizado em locais públicos, em interação com as pessoas que oferecem ao dono do Boi e aos brincantes algum tipo de agrado.
E tem ainda o Boi de Arena. Os mais famosos são o Garantido e o Caprichoso, da cidade de Parintins, no Amazonas.
A competição entre os dois bois ocorre no Festival Folclórico de Parintins, que completou 53 anos em 2018.