Maior e mais importante fórum global sobre a epidemia, a 22ª Conferência Internacional de Aids (AIDS 2018) acontecerá em Amsterdã, na Holanda, a partir da próxima segunda-feira (23), indo até a sexta (27). Com o tema "Quebrando barreiras, construindo pontes”, a iniciativa fará um chamado internacional para que a batalha contra o vírus HIV ultrapasse as fronteiras entre as nações, baseando-se nas melhores evidências científicas.
Presente desde a primeira edição do encontro, o Brasil irá debater os resultados de pesquisas e avaliações de suas estratégias para resposta ao vírus, como a recente incorporação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da profilaxia pré-exposição (PrEP), medicamento de uso diário para prevenção do HIV. A produção científica nacional e a avaliação das políticas públicas de saúde serão tema de 12 trabalhos científicos produzidos por técnicos do Ministério da Saúde e aceitos para apresentação na conferência.
Desde 2013, o SUS oferece gratuitamente tratamento antirretroviral a todos os brasileiros diagnosticados com HIV, que são cerca de 572 mil pessoas.
Fonte: Ministério da Saúde