Buscar

Audiência Pública em Tefé debate o Transporte Fluvial no Amazonas


Foi realizada na Câmara Municipal de Tefé (523 km de Manaus em linha reta) uma Audiência Pública sobre o Transporte Fluvial de passageiros e cargas no Amazonas. O autor da Audiência foi o vereador da Câmara Municipal de Tefé, José Antônio Ribeiro (PT), que convidou para participar do debater o presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Sinésio Campos (PT).

Durante a Audiência foram apresentadas as problemáticas encontradas na operação de transporte com passageiros e cargas no Estado e possíveis soluções voltadas para melhoria desses serviços.

Sinésio fez uma breve apresentação onde explanou a importância do setor modal e os principais desafios encontrados relatando que por ano, aproximadamente 2,5 milhões de pessoas utilizam embarcações com meio de transporte e 1,5 milhões de toneladas de cargas gerais chegam a ser deslocadas no Estado.

O representante da Marinha do Brasil no município, Capitão e Tenente Ricardo Alberici, falou sobre a importância que se deve dar ao setor aquaviário principalmente se tratando de regulamentação e segurança “No ano passado fizemos a inspeção de 2. 694 embarcações, 159 foram notificadas e 63 apreendidas do Solimões até Fonte Boa”, enfatizou.

O Capitão também declarou que a Marinha do Brasil do município sempre disponível a colaborar com a melhoria do setor “Aqui em Tefé realizamos cursos que regem a carreira aquiviária e todo sábado e domingo estamos no Lago de Tefé, Palestrando e doando Coletes salva- vidas nas pequenas embarcações, contribuindo sempre com a população do município e auxiliando no que for preciso”, relatou o Capitão Alberici.

Ao final dos trabalhos o deputado avaliou a Audiência como qualificada e propositiva “Nós criamos na Aleam o Grupo de Trabalho do Transporte Fluvial e estamos constantemente sendo convidados pelas Câmaras Municipais pautando sobre o assunto. Nosso objetivo é fazer o que fizemos aqui em Tefé, um debate de alto nível, coletando informações dos órgãos para futuramente estarmos apresentando um relatório que possa contribuir principalmente no que diz respeito à regulamentação, infraestrutura e segurança do Transporte Fluvial, hoje o meio mais usado por nós Amazônidas” finalizou o parlamentar.

Se fizeram presentes na Audiência Pública a representante do Ministério Público Estadual (MPE), promotora Marina Campos Maciel, represente da Marinha do Brasil (MB), Capitão e Tenente Ricardo Alberici, o represente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o Superintendente Antônio Célio Costa, e os professsores e alunos do campus Tefé do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (Ifam) e vereadores da Câmera Municipal de Tefé.

Fonte: Aleam- por Jéssica Trajano

#TransporteFluvial