Buscar

Provas do Concurso Nacional para magistratura trabalhista são realizadas em Manaus


Foto: Delival Cardoso

Na tarde de ontem (08/10) foram realizadas, em várias capitais do País, as provas do 1º Concurso Público Nacional Unificado para a Magistratura do Trabalho. O certame é realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), juntamente com todos os Tribunais Regionais do Trabalho (TRT) do Brasil.

Em Manaus, as provas objetivas da primeira etapa do Concurso foram aplicadas no Colégio La Salle, Bairro Dom Pedro, das 12h às 17h, e contou a 342 inscritos.

Em cada cidade sede de Tribunais Regionais do Trabalho há uma Comissão Executiva Local, que tem a competência exclusiva de fiscalizar a aplicação do exame, de acordo com as orientações da Comissão Executiva Nacional do Concurso e da Fundação Carlos Chagas, organizadora do certame.

As comissões locais são formadas por três titulares – dois magistrados e um advogado – e três suplentes. A Comissão Executiva Local em Manaus foi formada pelos juízes trabalhistas Sandro Nahmias Melo e Alexandro Silva Alves, e pela advogada Aline Laredo Pinto Goldstein. A assessora jurídica da presidência do TRT da 11ª Região, Gílian Valadão, também esteve presente acompanhando toda a aplicação da Prova Objetiva em Manaus.

Concurso Público Unificado

A regionalização é uma exigência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) através da Resolução Administrativa TST 1861/2016, que regulamentou o concurso público unificado, visando garantir acessibilidade e economia aos candidatos, que não precisarão se deslocar na primeira fase. As demais etapas (prova discursiva e de sentença) ocorrerão exclusivamente no Distrito Federal, e os exames de sanidade física e mental serão feitos onde for determinado no edital.

Mais de 13 mil candidatos disputam o concurso em todo o Brasil. A primeira etapa do certame, composta pelas provas objetivas, aconteceu ontem nas cidades-sede dos Tribunais Regionais do Trabalho.

Para mais informações sobre o concurso, clique aqui.

Comissão Executiva Local do Concurso para Magistratura do Trabalho- Foto: Delival Cardoso

Fonte: ASCOM/TRT11 - por Martha Arruda, com informações da Enamat/Foto: Delival Cardoso

#ConcursoNacionalparamagistraturatrabalhista