Buscar

Aleam homenageia Fred Cruz no Dia do Geólogo


A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou nesta terça-feira (30) Sessão Especial em homenagem ao Dia do Geólogo, iniciativa do deputado Sinésio Campos (PT). Na ocasião foi feita uma homenagem in memoriam ao ex-superintendente do Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM), o geólogo Fred Cruz, pelos relevantes trabalhos realizados no setor mineral amazonense.

O filho do geólogo, Michel Cruz, esteve presente e recebeu uma Placa de Homenagem. Fred Cruz morreu em dezembro de 2016, vítima de acidente aéreo. Além dele, outros especialistas da área foram homenageados com Certificados de Honra ao Mérito, entre os quais os geólogos Fernando Lopes Burgos; Jorge Luiz Garcez Teixeira; professor Lucindo Antunes Fernandes Filho, Silvio Roberto Riker e Neliane Souza.

Ao externar sua alegria em homenagear os geólogos, o deputado Sinésio Campos disse que esses profissionais são os desbravadores do Brasil, pois foram eles que descobriram as riquezas minerais nas várias regiões do país. “Não consigo ver o desenvolvimento da Zona Franca de Manaus se o modelo não ativer acoplado aos insumos minerais da região”, mencionou, ressaltando que o Estado tem potencial para desenvolver este setor.

O superintendente da Companhia Mineral (CPRM), Marco Antonio Oliveira também afirmou que todos os países mais ricos do mundo tiveram suas riquezas iniciadas por meio dos bens minerais, que são descobertas pelos geólogos. “As riquezas minerais do Amazonas podem ser a saída do problema econômico do País, desde que se olhe esse território que deve ser explorado de forma racional, gerando riqueza aqui”, disse.

Também se fizeram presentes na Sessão o secretário de Estado Extraordinário Juscelino

Kubitschek, que representou o governador interino David Almeida (PSD); o superintendente do DNPM, Cesar Nonato da Rocha; a professora Keli Souza, representou o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o prefeito de São Gabriele da Cachoeira, Clóvis Saldanha, dentre outras personalidades.

Fonte: Aleam/Fotos: Divulgação

#DiadoGeólogoFredCruz