Buscar

Parceria reforça ações contra dopagem no esporte brasileiro


A Confederação Brasileira de Clubes (CBCf) e a Autoridade Brasileira de Controle Antidopagem (ABCD) vão assinar um termo de cooperação para combater a dopagem no esporte brasileiro. A assinatura ocorrerá na próxima quinta-feira (24), em Indaiatuba (SP).

A intenção é divulgar entre os clubes nacionais ações educativas e de prevenção para erradicar essa prática entre os atletas.

“Levando-se em conta que 84% dos atletas brasileiros que participaram dos Jogos Olímpicos Rio 2016 eram oriundos de clubes, essa parceria se torna fundamental principalmente por conta do trabalho de prevenção do doping que será feito na formação de atletas”, explica o presidente da CBCf, Jair Alfredo Pereira.

Para o secretário nacional da ABCD, Rogério Sampaio, o protocolo de intenções proposto pela CBCf é um avanço. “A possibilidade de atuar de forma preventiva e educacional nas mais variadas faixas etárias, em conjunto com os clubes, diminuirá consideravelmente o uso do doping nas mais variadas modalidades esportivas hoje em prática no Brasil. Estou muito contente com a iniciativa proposta pela CBCf e tenho certeza de que os clubes brasileiros também estão.”

A CBCf e a ABCD vão se comprometer a participar e a colaborar na realização de treinamentos, cursos, seminários, conferências e encontros nacionais e internacionais. Esses eventos serão organizados conjuntamente no intuito de zelar pela saúde dos atletas dos clubes, disseminando no meio esportivo nacional os princípios éticos da prática do jogo limpo.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Esporte

#esporte