Buscar

Dilma, sobre governo Temer: 'Cunha comanda tudo o que é aprovado'


Em participação no 5º Encontro Nacional dos Blogueiros, presidenta se emociona, promete resistência e afirma que Cunha dita as regras no governo golpista

A presidenta eleita Dilma Rousseff se emocionou ao chegar ao 5º Encontro dos Blogueiros e Ativistas Sociais, em Belo Horizonte, na sexta-feira (20). Antes de subir para o evento, no terceiro andar do hotel Othon Palace, no centro da capital mineira, a presidenta foi recepcionada por cerca de 50 mil pessoas que a apoiavam nas ruas.

De acordo com o repórter Raphael Coraccini, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Dilma entrou chorando discretamente no salão, onde discursou depois de ser ovacionada pelos mais de 400 presentes.

Durante sua fala, Dilma disse que vai combater para reverter o impeachment no Senado, no Supremo e nas ruas. A presidenta eleita afirmou ainda que aqueles que ocuparam seu espaço provisoriamente no Executivo querem vê-la isolada dentro do Palácio da Alvorada, onde o deputado federal Jorge Viana (PT-AC) disse, na última quinta-feira, que a presidenta estava sitiada, cercada por policiais e com dificuldades até para receber visitas.

Dilma afirmou que o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo

Cunha, continua a ditar as regras dentro da Casa. “Os jornais não conseguiram ocultar a presença dessa pessoa nas decisões da Câmara”, disse a presidenta.

“Ele comanda tudo o que é aprovado lá. Por isso, o Congresso e suas comissões estão parados desde o começo do ano, mas a mídia silencia”.

A líder petista mencionou ainda a influência de Cunha no governo golpista de Michel Temer e nas indicações, principalmente para os cargos de ministro e do Judiciário. O ministro da Justiça de Temer é Alexandre de Moraes, que foi advogado de Cunha.

A presidenta usou ainda o caráter extremamente conservador do Congresso para explicar o agravamento da crise política, que travou o País nos últimos meses.

“Cunha conseguiu colocar cerca de 230 deputados de sua confiança na Câmara, o que travou o funcionamento do País e sabotou nossas tentativas de combater a crise, gerando instabilidade. Nenhuma Comissão da Câmara ou Comissão Mista (com deputados e senadores) conseguiu prosperar este ano. Só a do impeachment”, disse.

Dilma se mostrou reticente em relação a qualquer reforma da mídia enquanto a composição do Congresso se mantiver como a atual, extremamente conservadora. Por isso, a presidenta considera a reforma política como a prioritária para tocar as demais reformas do País.

A quinta edição do Encontro Nacional dos Blogueiros e Ativistas Digitais foi organizada pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, pelo Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e pela Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais.

Dilma abriu o encontro, que vai até domingo, acompanhada pelo Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Patrus Ananias, e pela Secretária-Geral do Barão de Itararé e Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação,Renata Mielli.

Veja o discurso completo de Dilma Rousseff no evento (começa às 2h32m40seg)

Fonte: Agência PT / Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

#politica