Buscar

Censo da Educação Superior começa em fevereiro


As universidades federais responderão ao censo por meio de questionários on-line e importação de dados pela internet Divulgação/EBC

Universidades federais de todo o País têm prazo de 1º de fevereiro a 1º de abril de 2016 para preencher os dados do Censo da Educação Superior de 2015. O cronograma foi definido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As instituições responderão ao censo por meio de questionários on-line e importação de dados pela internet. As demais instituições de educação superior públicas e privadas seguirão o mesmo procedimento, mas terão prazo até 22 de abril de 2016 para o preenchimento.

Após o preenchimento dos dados, o Inep verifica a consistência dos dados coletados. O sistema do Censo é então reaberto para conferência e validação dos dados pelas instituições.

Neste caso, as universidades federais poderão proceder à conferência e à validação dos dados entre 18 de abril e 13 de maio de 2016. As demais instituições realizarão o procedimento entre 16 de maio e 10 de junho de 2015.

O Censo da Educação Superior reúne informações sobre os cursos de graduação presencial, a distância e sequenciais, tais como vagas ofertadas, matrículas, ingressantes e concluintes. A coleta inclui dados relativos a corpo docente e organização acadêmica. Os questionários on-line são preenchidos pelo representante legal ou pelo pesquisador institucional.

O modelo do Censo da Educação Superior é definido pelo Decreto nº 6.425, de 4 de abril de 2008. O objetivo é oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Inep

#educação