Buscar

Mercadante: uma pátria educadora só se realiza com a valorização dos professores


​O Dia do Professor, comemorado nesta quinta-feira (15), contou com uma homenagem do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Em vídeo, ele afirma ser decisivo que o Brasil valorize a atividade dos professores. Em texto no qual homenageia a categoria, o ministro cita que nos últimos anos o Brasil avançou muito em todos os indicadores educacionais graças à capacidade e à dedicação dos mais de 2 milhões de professores.

“No dia em que se comemora o Dia dos Professores, o Ministério da Educação agradece a cada um pelo seu trabalho e os convida a continuar enfrentando, com entusiasmo, trabalho e dedicação, os desafios que ainda temos para tornar o Brasil um país mais justo e com oportunidades iguais para todos. Uma pátria educadora só se realiza com a valorização de seus professores”, cita o texto do ministro.

No vídeo, Mercadante destaca que o governo trabalha permanentemente em um conjunto de políticas para colocar a educação no centro das prioridades do Brasil. Mercadante ressaltou, ainda, a dimensão do ensino no Brasil. “Temos 50 milhões de estudantes e 2 milhões de professores nas salas de aula”, apontou.

O ministro reconheceu que há avanços a serem obtidos, mas advertiu que estão sendo postas em prática iniciativas para valorizar os professores. “Temos feito um esforço muito grande para recuperar os salários, para valorizar as carreiras, investir mais na infraestrutura docente, produzir mais material didático, para complementar a formação dos professores, ampliar as universidades, institutos federais”, disse.

Mercadante ressalta, no vídeo, que há um conjunto de políticas para colocar a educação no centro das prioridades do Brasil. “Por isso temos o Plano Nacional de Educação, que deve ser implementado nos próximos dez anos, permitindo um grande salto histórico na educação brasileira. Que a educação transforme verdadeiramente o Brasil numa pátria educadora”, disse o ministro.

Neste Dia do Professor, Mercadante visita a Escola Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves (PI), unidade que teve o melhor desempenho do País no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as instituições que atendem as famílias mais pobres do Brasil. Essa escola é recordista na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Fonte: Portal Brasil, com informações do MEC

#educação