Buscar

Catamarã Itacoatiara está a caminho do Rio de Janeiro


Foto: Setrans

Embarcação vai reforçar a linha Praça XV-Arariboia

O catamarã Itacoatiara, o terceiro dos sete novos encomendados pelo Governo do Estado ao estaleiro China Shipping Group/AFAI, começou a viagem em direção ao Rio de Janeiro. A embarcação, que tem previsão de chegar na primeira quinzena de novembro, passará por registro, homologação, vistoria e teste de mar. Depois dessas etapas, a Itacoatiara já estará liberada pela Capitania dos Portos para entrar em operação assistida.

A superbarca tem capacidade para transportar 2 mil passageiros e faz parte do lote que vai renovar a frota do sistema aquaviário na linha Praça XV-Arariboia. Equipada com sistema de ar-condicionado, acessibilidade plena e espaço para cadeirantes, bicicletários, 18 banheiros, sistema de TV e duas proas, a Itacoatiara segue o mesmo modelo das outras duas novas embarcações em operação: Pão de Açúcar, que começou a circular em março, e Corcovado, que opera desde agosto.

Ao todo, o Estado investiu R$ 221 milhões na aquisição dos sete novos catamarãs e R$ 42 milhões para a compra de duas embarcações, com capacidade para 500 pessoas, fabricadas no Ceará.

A próxima a entrar em circulação é a Ilha Grande, que está em fase de teste de mar, com previsão para operar a linha Praça XV-Paquetá a partir deste mês. Outras embarcações (Copacabana, Parque da Cidade, Forte Santa Cruz, Angra dos Reis e Arariboia) serão integradas até 2016.

Fonte: http://www.rj.gov.br/

#mais