Buscar

SEC/Am promove “Mostra de Danças Urbanas”


As manifestações culturais oriundas do meio urbano das cidades, em especial de Manaus, poderão ser vistas e vivenciadas na “Mostra de Danças Urbanas”, promovidas pelo Governo do Amazonas/Secretaria de Estado de Cultura nos dias 11, 19 e 25 deste mês, dentro do Circuito de Cultura Urbana do Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na Avenida Brasil, s/nº – Santo Antônio, com entrada gratuita em todos os dias.

A mostra de danças urbanas inicia com as apresentações “Amor Urbano” e “1895-Cinema”, que acontecem nos dias 11 e 25 deste mês, às 19h, no Cine Teatro do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (rua Gandu com Noel Nutels, nº119 – Cidade Nova) e no Centro de Convivência do Idoso (rua Wilkes de Matos com Comendador Alexandre Amorim, s/nº – Aparecida), respectivamente.

A apresentação “Amor Urbano” é uma mostra de processo, com duração de 40 minutos, montada e apresentada pela professora de dança do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, Sinara Dias, com a participação de 20 alunos do curso de “Danças Urbanas”, na faixa etária de 13 a 25 anos. Movimentos da dança contemporânea como power move, footwork, wacking, house e break dance vão agitar o público, com muito dinamismo e elaborada produção cênica e artística, fazendo uma releitura do filme australiano “Moulin Rouge” (2001).

Durante a mostra de dança, será apresentado, também, “1895 – Cinema”, com 30 alunos do Curso de Dança de Salão que irão bailar, seguindo as trilhas sonoras dos filmes “Dançando na Chuva”(1952), “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”(1978), “Perfume de Mulher”(1992), dentre outros, além de fazerem uma homenagem aos ícones do cinema antigo: Charles Chaplin e Marilyn Monroe. A apresentação foi montada e produzida pelos professores Giovanni Vieira e Marcus Vinícius.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, “A cultura urbana cresce com a formação de grupos com ideologias e estilos diferenciados que produzem sua arte e sua forma de manifestação artística, oriunda das comunidades, que ajudam a compor ricamente o ambiente cultural de Manaus”, declarou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

No sábado (19), outra parte do projeto Circuito de Cultura Urbana tem continuidade no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, a partir das 8h, com oficinas de “Teatro de Rua” e de “Danças Urbanas”. No turno da tarde, a partir das 15h, acontecem apresentações de danças urbanas com “Batalha de FreeStyle”, com B.Boys e B.Girls.

Para a professora Sinara Dias, o evento permite maior qualificação técnica dos alunos. “A formação artística do aluno é mais valorizada numa apresentação como esta, pois explora vários fatores como performance, cênica, técnica, além de valorizar este tipo de dança que ainda sofre preconceitos”.

O evento entra pela noite, com apresentação de esportes radicais como skate, bike BMX, patins e parkour, que consiste na locomoção rápida do corpo por meio da transposição de obstáculos como muros, marquises, escadas, corrimão etc.

Concurso de humor Na programação de sábado (19), vale a pena conferir a parir das 16h30, no Teatro AldemarBonates, com entrada franca, o “Concurso de Humor” do Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou.

Na competição, a diversão estará garantida por 15 humoristas irão mostrar o talento no stand upcomedy, por meio do qual serão avaliados por jurados, composto por professores de teatro e atores profissionais da cidade, com premiação para o primeiro colocado, oferecida pela produtorade eventos Master Cultural.

Fonte e foto: Portal da Cultura

#cultura