Buscar

Maratona de Matemática reúne jovens talentos em Florianópolis

Impa promove o encontro de 200 jovens de todo o País com melhor desempenho no Programa de Iniciação Científica (PIC) da Obmep Divulgação/Governo do Ceará

Evento vai reunir 200 jovens de diversas partes do País na capital catarinense; atividades começam nesta segunda e seguem até a quinta (27)

Começa nesta segunda-feira (24), em Florianópolis, a Maratona de Matemática, que vai reunir jovens talentos da área de todo o País. Chamado de V Encontro do Hotel de Hilbert (em homenagem a David Hilbert, um dos maiores matemáticos do século XX), o evento terá atividades até a quinta-feira (27).

Na programação, além de palestras e oficinas, estão previstos minicursos, maratona e jogos matemáticos. Outra atividade é o "Problema do Dia". Diariamente um problema é afixado em um banner às 8h, e os alunos têm até as 20h para colocar a solução em uma urna. Na festa de confraternização, no último dia, os alunos que apresentarem as melhores soluções serão premiados.

Promovido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o encontro vai reunir 200 jovens com o melhor desempenho no Programa de Iniciação Científica (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

A Obmep mobiliza mais de 18 milhões de alunos de todos os estados e premia com

medalhas os 6.500 com as melhores notas na prova da 2ª fase da Olimpíada. A estes, é oferecida a possibilidade de participar do Programa de Iniciação Científica, que consiste em aulas presenciais e pela internet ao longo de um ano, com bolsa-auxílio de R$ 100 por mês, paga pelo CNPq.

Os 200 melhores alunos do PIC são premiados com um convite para participar de um encontro especial, como o que vai acontecer na capital catarinense.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Impa.

#cienciaetecnologia