Buscar

Parque Olímpico tem 82% das obras concluídas


A um ano do início do evento, trabalhos seguem dentro do prazo; previsão é que a conclusão ocorra até segundo trimestre de 2016

A um ano da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, as obras do Parque Olímpico estão com 82% de sua estrutura pronta, segundo a prefeitura e o Comitê Rio 2016. A conclusão deve ocorrer até o segundo trimestre de 2016.

Entre as instalações do complexo esportivo, apenas o Estádio Aquático Olímpico, que está 81% concluído, deve ser finalizado em 2016, ainda no primeiro trimestre. As arenas cariocas 1, 2 e 3 estão com 85%, 91% e 93% das construções prontas, respectivamente.

Arena Carioca 1

No espaço, serão disputadas competições de basquete, basquete em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas. A montagem da cobertura está concluída. Estão sendo finalizados os últimos degraus da arquibancada permanente. As paredes divisórias, a montagem dos elevadores, as cerâmicas dos vestiários e a distribuição das instalações estão sendo executadas. O contra-piso autonivelante foi finalizado e começou a pintura de paredes.

Arena Carioca 2

É a casa das lutas do evento: judô, luta greco-romana, luta livre e bocha paralímpica. A cobertura foi concluída, assim como a instalação do sistema de iluminação natural, dos sistemas de drenagem, das telas na fachada e dos elevadores. As cadeiras da arquibancada temporária estão sendo instaladas. Em paralelo, são executados o piso monolítico e as paredes divisórias. Os próximos passos serão a fixação das portas dos compartimentos e a instalação das louças e dos metais.

Arena Carioca 3

Trata-se do local onde haverá disputas da esgrima, taekwondo e judô paralímpico. A cobertura foi concluída, assim como a montagem dos elevadores e a instalação do sistema de iluminação natural. Os guarda-corpos estão sendo instalados, assim como as paredes divisórias e as cadeiras da arquibancada temporária. Estão em andamento o piso monolítico, a fixação das portas dos compartimentos e a instalação das louças e metais.

O Centro Olímpico de Tênis deve ser inaugurado ainda no terceiro trimestre de 2015, apesar de estar 68% concluído. Segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes, parte das obras pode estar com um percentual menor, porque as etapas restantes são menos trabalhosas e mais rápidas. O Velódromo Olímpico (61%) e a Arena do Futuro (74%) devem ficar prontos até o fim do ano.

Ainda na região da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, a Vila dos Atletas, que está com 89% já executados, está prevista para ficar pronta no início do ano que vem. O Campo de Golfe, por sua vez, está com 98% de execução. Segundo o prefeito, no campo, falta apenas chover para fazer a grama crescer.

No Complexo Esportivo de Deodoro, o Estádio de Canoagem Slalom, o Centro Olímpico BMX e o Circuito de Mountain Bike já foram 79% construídos. A Arena da Juventude, por outro lado, está com 62%. Todas as estruturas do complexo devem estar prontas até o primeiro trimestre do ano que vem.

Evento-teste

A Lagoa Rodrigo de Freitas recebe, no próximo domingo (9), um evento-teste de remo. O Campeonato Mundial Júnior da categoria terá 600 atletas, de até 18 anos, provenientes de 50 países diferentes.

O evento serve para medir as condições dos locais onde ocorrerão as provas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Serão avaliadas estruturas que podem ser montadas e desmontadas, o espaço de competição e a área de serviço para os atletas, como garagem das embarcações e instalações de aquecimento.

Segurança garantida

Nos dias 1º e 2 de agosto, em Copacabana, a Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016 (Coesrio 2016) não registrou ocorrências graves durante a realização do Evento Qualificatório do Triatlo e Paratriatlo.

Representantes de todas as instituições monitoraram os preparativos e a execução das provas reunidos no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com o auxílio de câmeras da Prefeitura e com imagens geradas pelo Helicóptero do Grupamento Aéreo-Móvel (GAM), ao vivo.

Fonte:Portal Brasil, com informações do Brasil 2016, com informações da Agência Brasil.

#esporte