Buscar

Fórum de Software Livre começa hoje em Porto Alegre


IMAGEM: Cassiana Martins/Divulgação FISL

A partir desta quarta-feira (8), Porto Alegre recebe a 16ª edição do Fórum Internacional Software Livre. O Fisl é considerado o mais consolidado evento da área na América Latina e um dos maiores do mundo. Fundado nos ideais construídos inicialmente pelo físico e programador Richard Stallman e, posteriormente, pela comunidade de hackers e desenvolvedores do sistema operacional GNU/Linux, o FISL surgiu de uma mobilização em prol da luta pela liberdade e autonomia tecnológica do país.

"A cada ano nós procuramos ter mais atrações, mais discussões e, principalmente, mais ativismo em termos de software livre, de conhecimento livre e tudo aquilo que está vinculado à questão de software", diz Ricardo Fritsch, um dos organizadores do Fisl.

Ele destaca os espaços do evento para promoção dos hackathons, como são chamadas as maratonas hackers. A EBC lançou para os participantes o desafio de desenvolvimento de um aplicativo de sugestão de pautas (saiba maisaqui).

O Fórum é o momento de encontro físico de muitas pessoas de diversas partes do mundo que se conhecem e trabalham apenas pela internet em projetos das mais variadas temáticas. A comunidade de usuários é o coração do FISL e interage com diversos outros setores da sociedade, como a academia, profissionais, empresas, investidores, governos e sociedade civil. Segundo Sady Jacques, coordenador da

Associação de Software Livre.Org e um dos organizadores da Fisl, o Brasil é um dos países que mais usam o software livre e, por isso, "precisa se tornar centro de excelência em desenvolvimento de software livre, com visão de futuro para construir saídas e alternativas".

Neste ano, o evento ocorre no Centro de Eventos da PUCRS até o dia 11 de julho. Confira a programação aqui.

Fonte: EBC

#cienciaetecnologia