Buscar

37ª Olimpíada Brasileira de Matemática recebe inscrições até dia 31


Olimpíada de matematica

Podem participar estudantes de escolas públicas e particulares. As inscrições são gratuitas.

As inscrições para a 37ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) terminam no próximo domingo (31). As instituições interessadas em participar devem inscrever seus alunos na página da competição.

A competição, além de promover a melhoria do ensino de matemática e contribuir para a descoberta precoce de talentos para as ciências em geral, seleciona estudantes para formar equipes que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais, que reúnem os melhores talentos de cada país na área.

Para concorrer, os estudantes devem estar matriculados numa instituição de ensino pública ou particular e participar em um dos seguintes níveis:

Nível 1: alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental; Nível 2: alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental; Nível 3: alunos do ensino médio; Nível U: estudantes de graduação.

Cada fase, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada nacionalmente, segundo o seguinte calendário:

Primeira fase: 12 de junho (nas instituições cadastradas) Segunda fase: 18 de setembro (nas instituições cadastradas) Terceira fase: 17 e 18 de outubro (em locais a serem definidos por cada coordenador regional da OBM).

Como parte da premiação serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze, que serão distribuídas segundo percentuais de acerto, além de certificados de menção honrosa. A lista de premiados será divulgada em dezembro.

Criada em 1979, a Olimpíada Brasileira de Matemática teve, em 2014, a participação de mais de 564 mil estudantes e seus professores. A competição é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério de Ciência e Tecnologia

#cienciaetecnologia