Buscar

Memorial Amazônico da Navegação tem visitação gratuita na Semana Nacional dos Museus


Uma sociedade sustentável foi o tema escolhido para a 13ª edição da Semana Nacional dos Museus, que começa nesta segunda-feira, 18, e prossegue até o dia 24 de maio. Em todo o país, os museus terão programação voltada para o tema “Museus para uma sociedade sustentável”, que visa despertar a conscientização do público para a sustentabilidade econômica, ambiental e sociocultural.

Durante a Semana, o Memorial Amazônico da Navegação, localizado dentro do Parque Zoobotânico Mangal das Garças, terá visitação gratuita, entre os dias 19 a 24. No museu, os visitantes poderão encontrar os três aspectos da evolução dos meios de transporte de navegação na Amazônia: o militar, (representado pela Marinha do Brasil); o comercial, representado por um breve histórico da Enasa; e o regional, revelado na exposição de barcos que são muito utilizados na região Norte.

O espaço recebe uma média de 2400 pessoas por mês. “O Memorial da Navegação é um recorte da tradição fluvial do homem amazônico e da produção naval da região, fazendo parte da história e da memória local, com acervo mecânico e artesanal”, explica o diretor do espaço, Emanuel Franco.

A gratuidade faz parte de uma iniciativa do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM), vinculado à Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Organização Social Pará 2000, que administra o espaço.

Serviço: O Memorial Amazônico da Navegação pode ser visitado de forma gratuita de terça a domingo, 19 a 24 de maio, de 9h às 18h.

Fonte: Agência Pará

#amazônia