Buscar

Sinapse da Inovação movimenta Fucapi. Evento de apresentação ocorre hoje


Fucapi

A oportunidade de desenvolver ideias inovadoras e ganhar até R$ 50 mil para desenvolver um empreendimento. Essa é a proposta do edital do Programa Sinapse da Inovação, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) de Santa Catarina.

Nesse sentido, a Fucapi está mobilizando seus colaboradores e alunos para que participem do evento de apresentação do edital, na próxima segunda-feira, dia 11/05 em dois horários: às 10 h e às 19h, no auditório da Fucapi Incubadora de Tecnologia (FIT).

Na programação da manhã, o empresário da empresa Filigane, incubada na Fucapi, Silvestre Paiva,irá apresentar o case de sucesso de sua empresa, na sequência o representante da Fundação Certi, Antônio Rogério de Souza, mostrará mais detalhes do Edital Sinapse da Inovação. Pela noite, a partir das 19h, o empreendedor Márcio Palheta, da empresa Buritech, também incubada na FIT, vai apresentar informações de seu negócio. À noite, Antônio Souza, da Fundação Certi, também falará ao público presente.

“O Sinapse contribui com a animação de nosso Sistema Local de Inovação, pois incentiva indivíduos a colaborar com nossa sociedade por meio de ideias inovadoras que, porventura, podem se tornar negócios promissores”, destacou Euler Guimarães, coordenador da FIT, que participa do comitê gestor pela Fucapi.

De acordo com ele, o simples fato de se fazer o exercício de buscar soluções criativas e inovadoras já é um grande avanço, porque possibilita aprendizado, articulação com parceiros, integração com empresas, crescimento da produção de propriedade intelectual, entre outros. “E nossa incubadora está pronta para apoiar os futuros empreendedores”.

Sobre o Sinapse

O Sinapse da Inovação consiste é um programa de incentivo ao empreendedorismo que oferece recursos financeiros, capacitações e suporte para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso. A iniciativa dará aos empreendedores amazonenses a chance de transformar suas ideias inovadoras em negócios de sucesso.

Conforme o edital, 40 projetos serão selecionados nesta primeira edição e receberão R$ 50 mil em subvenção econômica da Fapeam, além de capacitação e suporte, durante seis meses, para desenvolver produto inovador. Os interessados devem inscrever as ideias pelo site do programa até 11 de junho de 2015.

Todo o processo de seleção será conduzido por uma equipe técnica da Fundação Certi, em parceria com os avaliadores locais e parceiros oficiais do programa, cerca de vinte instituições que promovem o empreendedorismo e a inovação na região.

Segundo o analista de Projetos da Fucapi, Auzandir Júnior, a fundação busca estimular a participação de todos os interessados em desenvolver uma ideia inovadora. “Os projetos apresentados ao Sinapse da Inovação podem também ser direcionados para o ‘Desafio de Projetos da Fucapi’, iniciativa voltada para reunir as ideias propostas por nossos colaboradores e alunos e transformá-las em negócios”, disse.

Sobre o Desafio de Projetos

  • O que é: Evento de apresentação de projetos inovadores nas áreas de Eletroeletrônica, Metalmecânico, TIC, Bioeconomia, Novos Materiais, Saúde e bem-estar, Biotecnologia, Energia Petróleo e Gás, logística e Turismo que serão avaliados internamente no quesito viabilidade técnico-financeira e mercadológica

  • Objetivo: Captar projetos inovadores nas dependências da Fucapi;

  • A que se destina: somente ao público interno FUCAPI, como forma de valorização ao empenho na apresentação de cada proposta ao SINPASE DA INOVAÇÃO AM;

  • Premiação para os melhores colocados: Publicação no periódico Fucapi e Orientação técnico-científica para desenvolvimento dos melhores projetos

Por Cristiane Barbosa

#cienciaetecnologia