Buscar

Microsoft quer Windows 10 em 1 bilhão de aparelhos nos próximos anos


POSTTECNOLOGIA

Objetivo da fabricante é levar seu novo sistema para base enorme dentro de dois ou três anos. Software chega até o fim de 2015.

A Microsoft está definindo um objetivo ambicioso para a adoção do Windows 10 à medida que tenta trazer os desenvolvedores de apps a bordo.

O VP de sistemas da Microsoft, Terry Myerson, afirmou durante a conferência Build que o objetivo da empresa é levar o Windows 10 para 1 bilhão de aparelhos nos próximos dois ou três anos. “Nosso objetivo para o Windows 10 é construir a plataforma para desenvolvedores mais atrativa da história”, disse.

A Microsoft está contando com um upgrade em massa da sua base existente de 1,5 bilhão de usuários para o Windows 10. Ao contrários das lojas de apps separadas que existem para o Windows 8 nos PCs e tablets e nos smartphones, o Windows 10 vai rodar em todos esses aparelhos (incluindo o Xbox), com uma única loja onde os desenvolvedores poderão vender seus aplicativos.

O executivo demonstrou como os desenvolvedores poderão alterar seus apps para funcionarem com vários tamanhos de tela. Por exemplo, o USA Today vai oferecer um app para Xbox One, filtrando o seu apps móvel de notícias para mostrar apenas feeds de vídeos.

Myerson também disse que a Windows Store oferecerá cobranças de operadoras em todos os aparelhos – não apenas smartphones – com 90 operadoras móveis. E os desenvolvedores terão acesso a novos modelos de negócios que a Windows Store não suportava no passado, como assinaturas.

A Microsoft lançou sua loja de aplicativos com o Windows 8, mas ainda sofre para conseguir o interesse dos desenvolvedores.

Fonte: PC World / EUA

#cienciaetecnologia