Buscar

Faculdade Fucapi sedia etapa da Olimpíada Brasileira de Informática em Manaus


Fucapi

A Faculdade Fucapi vai sediar pela primeira vez uma importante etapa da 17ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). A OBI é um evento organizado pelaSociedade Brasileira de Computação (SBC). É uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia.

A prova será realizada nos laboratórios da Faculdade Fucapi, no dia 29 de maio, das 13h30 às 18h30. Cada competidor terá acesso a um computador e poderá escolher sua linguagem de programa preferida. Podem se inscrever alunos que estão no primeiro ano do curso superior, ou seja, alunos que ingressaram no último período de 2014 ou no primeiro período de 2015 de qualquer curso superior da Faculdade Fucapi e também de outras instituições do Amazonas.

As inscrições podem ser feitas por meio do link http://migre.me/pL6QK até o dia 23/05 e outras informações podem ser consultadas na coordenação dos cursos de computação (sala E-19), pelo emailmarcela.pessoa@fucapi.br e pelo telefone 2127-3118.

Segundo a delegada da OBI e coordenadora dos Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Faculdade Fucapi, Marcela Pessoa, o objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, Ciência da Computação), por meio de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A OBI está organizada em três modalidades: Modalidade Iniciação, Modalidade Programação e Modalidade

Universitária e neste ano a Fucapi sediará a Modalidade Universitária.

“Participar deste tipo de competição desenvolve no estudante muitas características imprescindíveis para o mercado de trabalho, por isso, é importante que as instituições de ensino comecem a incentivar seus alunos ainda quando calouros”, ressaltou Marcela Pessoa. Saiba mais: Modalidade Universitária A prova daModalidade Universitária exige conhecimento em programação; é necessário prover computadores para os participantes, na ocasião da prova.

A prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, com noções de estruturas de dados, em um nível normalmente ensinado em bons colégios técnicos, ou no primeiro ano de cursos superiores de computação ou engenharia. Premiação Todos os participantes receberão certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberão ainda medalhas de ouro, prata e bronze.

Agência Fucapi

#cienciaetecnologia